Contribuições da Psicotea para o ensino e a aprendizagem de conceitos de Matemática

Ana Marli Bulegon, Helena Biasotto

Resumo


.

Texto completo:

PDF

Referências


AUSUBEL, D. P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Platano Edições Técnicas, 2003.

BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/SECRETADIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros Curriculares Nacionais: introdução. Brasília: MEC/SEF, 2000.

BRASIL. Decreto N° 5.622, de 19 de dezembro de 2005. Regulamenta o art. 80 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Decreto/D5622.htm. Acesso em: 14 set. 2010.

CONCEIÇÃO, N. E.; SILVA A. P. J.; SCARTON, J. G.; TOSTO, K, L.; SALOMÃO, S. R. Ciência e teatro: trabalhando com histórias e máscaras no ensino de ciências na educação infantil e séries iniciais. In: Anais do VI EREBIO - Encontro Regional de Ensino de Biologia - Regional 02 (RJ/ES). CEFET/ RJ, 2012.

DANTE, L. R. Didática da Resolução de Problemas de Matemática. 12ª Ed. São Paulo: Ática, 2002.

GARDAIR, T. L. C.; SCHALL, V. T. Ciência, Teatro e Aprendizagem no Desenvolvimento de Eventos Culturais. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Florianópolis, 2009.

HALPERN, D. F. Teaching for critical thinking: Helping college students develop the skills and dispositions of a critical thinker. New Directions for Teaching and Learning, 80, 69-74, 1999.

MENEGHETTI, A. Dicionário de Ontopsicologia. 2 ed. Recanto Maestro: Ontopsicologica Editrice, 2008.

MENEGHETTI, A. Psicotea. Recanto Maestro: Ontopsicologica Editrice, 2006.

MENEGHETTI, A. Manual de Ontopsicologia. Recanto Maestro: Ontopsicologica Editrice, 2010.

MONTENEGRO, B., FREITAS, A.L.P., MAGALHÃES, P.J.C., SANTOS, A.A.S. & VALE, M.R. O papel do teatro na divulgação científica: a experiência da Seara da Ciência. Cienc. Cult., São Paulo, v. 57, n. 4. 2005.

MOREIRA, N. S. Articulação entre ciência e arte para ressaltar a importância de Lavoisier na mudança paradigmática da Alquimia à Química Moderna. Monografia de conclusão de curso, UFF, 2012.

MINAYO, M. C. Quantitativo-qualitativo: oposição ou complementaridade? Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 9(3): p. 239-262, jul/set. 1993.

POLYA, George. A arte de resolver problemas: um novo aspecto do método matemático. Tradução e adaptação Heitor Lisboa de Araújo – Rio de Janeiro: interciência, 1995.

SILVA, K. M.; ANDRADE, L. A. B.; SALOMÃO, S. R. O teatro como recurso pedagógico para problematizar o debate entre ciências e religião em sala de aula. Atas do IX ENPEC – Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Águas de Lindóia/SP. 2013. Disponível em: http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/ixenpec/atas/resumos/R0475-1.pdf. Acesso em 15 jun.14.


Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2015 Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura

URL da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/