A relação entre responsabilidade, autonomia e abordagem profunda ao estudo: um estudo com ingressantes universitários da Antonio Meneghetti Faculdade

Eloy Demarchi Teixeira, Patrícia Wazlawick

Resumo


Esta pesquisa tem por objetivo investigar se o contexto educacional baseado no estímulo da responsabilidade e autonomia provoca uma abordagem profunda ao estudo no aluno ingressante universitário da Antonio Meneghetti Faculdade, instituição onde é aplicada a pedagogia ontopsicológica. Em termos metodológicos é um estudo de cunho quantitativo, exploratório empírico que teve como sujeitos de pesquisa os discentes ingressados da instituição no primeiro semestre de 2016. Após a aplicação dos instrumentos de coleta Questionário de Processo de Estudo, formulado por Biggs, e Questionário forma mentis, desenvolvido por Mencarelli, foi realizada uma análise de correlação utilizando-se o software SPSS Statistics. Como principais resultados, observou-se que o ambiente de estímulo a responsabilidade e autonomia tende a provocar uma abordagem profunda ao estudo por parte do aluno, mas depende ainda de uma escolha individual.

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura

URL da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/