Natureza e arte: uma experiência de cidadania na educação infantil

Thayse Smek Uberna

Resumo


Este trabalho é fruto de reflexões acerca da vida profissional da autora no CMEI Professor Osni Camargo Carvalho, Ctba-Pr e estudantil no Curso de Licenciatura em Artes Visuais da UNESPAR – Campus Curitiba II – FAP. O trabalho tem como objetivo relatar e apresentar como um ambiente educativo forma cidadãos capazes de compreender e cumprir seus deveres pessoais e sociais através da execução de um projeto de ensino intitulado “Em nosso jardim crescem os girassóis”. Realizado no período de junho a dezembro de 2015, na educação infantil pública da cidade de Curitiba-PR. O conteúdo em questão refere-se a natureza, a arte, a vida, o eu e o outro. Para este relato de experiência, utilizam-se os registros do processo da aplicação do projeto. Para tanto, recorre-se a recortes de falas e fotografias que demonstram as aprendizagens e saberes do grupo de crianças do maternal III. As atividades propostas no projeto servem para desenvolver a observação, a investigação, a valorização da vida, a autonomia, as habilidades artísticas através do desenho e da percepção estética e a responsabilidade nas crianças. Como resultado, foi realizada uma exposição dos trabalhos das crianças para as famílias, a fim de que estas valorizem a produção dos pequenos, bem como efetivar a cidadania no espaço educativo.


Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura

URL da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/