Metodologia IMPARE como meio para o desenvolvimento do profissionalismo docente

Ângelo Accorsi Moreira, Glauber Benetti Carvalho, Fátima Osmari Burin, Viviane Elias Portela

Resumo


Este trabalho tem como objetivo apresentar a metodologia de ensino em educação musical IMPARE enquanto instrumento para o desenvolvimento do profissionalismo docente. Para tanto abordamos as premissas pedagógicas da metodologia Impare onde todo ser humano possui um ser musical em potencial, primeiro como potência e depois como ato, onde através da música desenvolvemos nossa musicalidade, sentido estético e a sensibilidade e por fim, a música como linguagem sendo um instrumento de diálogo e aprendizado. Posteriormente discutimos a epistemologia pedagógica que subjaz a visão educativa. Os resultados obtidos evidenciam a relevância da metodologia Impare na formação profissional diferenciada de educadores – e por consequência de discentes – das redes de ensino pública que implementaram tal metodologia.


Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura

URL da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/