Este artigo tem por objetivo apresentar as contribuições da Metodologia Sensibile para a formação da musicalidade de professores e de crianças, bem como de que modo o paradigma Ontopsicológico pode vir a fomentar a construção do conhecimento na área da Música nas escolas brasileiras, tendo em vista a Lei Nacional número 11.769 de 2008. Para tanto, são discutidos a necessidade da inserção do componente curricular música nas Propostas Pedagógicas das escolas de Educação Infantil, assim como são apresentadas as premissas da Metodologia Sensibile e a Matriz Curricular Impare – Educação criada no contexto dos pressupostos que balizam a OntoArte. Sendo assim, temos o escopo de deixar evidente, com esse artigo, que a Metodologia Sensibile visa possibilitar uma formação do ser musical. Portanto, justificamos a relevância deste tema no II Congresso Internacional: Uma Nova Pedagogia para a Sociedade futura por compreendermos que a Metodologia Sensibile, quando adotada com seriedade e determinação por professores da infância, consiste em um meio de se alcançar a consolidação da autonomia, da responsabilidade e do protagonismo tão almejado nos jovens que constituem a nossa atual e futura sociedade.