Pedagogia ontopsicológica na prática educativa do pedagogo em formação

Josiane Aparecida Martim, Estela Maris Giordani, Márcia Cristiane Rambo

Resumo


Este artigo objetiva analisar as práticas pedagógicas de uma pedagoga em formação que descobrindo uma nova abordagem, a Pedagogia Ontopsicológica, assumiu a responsabilidade de fazer o melhor de si, e desafiou-se a colocar seus princípios em sua prática, no intuito de formar pessoas melhores. Esta pedagogia foi desenvolvida pelo Acc. Antonio Meneghetti (2014) e se tornou o guia no cotidiano das práticas pedagógicas. Usamos como fundamentos teórico-metodológico os autores Meneghetti (2014), Vidor (1977), Giordani (2014), Giordani e Mendes (2011). Partindo da abordagem metodológica qualitativa realizamos análises de experiências vivenciadas em diferentes circunstâncias educativas, escolares e extra-escolares. Compreendemos com esta pedagogia que o pedagogo em formação pode começar a conhecer mais profundamente a si mesmo como um ser existencial dotado de potencialidades, capaz de resolver situações desafiadoras com autonomia no âmbito de sua prática pedagógica. Percebemos que os princípios utilizados, do adulto como referência que informa constantemente à criança o seu estado emocional, do protagonismo responsável, da criança ser única e capaz de decidir sua vida, tornaram-se eficientes e trouxeram resultados como: os problemas de comportamento foram eliminados; as crianças começaram a reagir de forma proativa e autônoma do contexto escolar até as suas casas; a formação do pedagogo com esta abordagem restitui à ele competência profissional eficiente com resultados vivos.

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