Aprendizagens da pedagogia ontopsicológica durante o estágio do ensino fundamental

Nadege Moreira Pereira, Estela Maris Giordani

Resumo


Este artigo pretende apresentar algumas memórias acerca de uma experiência de estágio nos anos iniciais do ensino fundamental. O estágio foi realizado em uma escola pública da cidade de Santa Maria. Tais relatos visam dividir com a sociedade as vivências experimentadas na escola por meio de narrativas relativas aos resultados orientados pela abordagem da Pedagogia Ontopsicológica. O estágio curricular obrigatório teve como orientadora uma professora, cujos fundamentos se guiavam a partir da Pedagogia Ontopsicológica, nos estimulando a buscar o protagonismo responsável em nossas práticas no papel de pedagogas. As acadêmicas em processo inicial de formação deveriam estimular as crianças a participar da aula de forma protagonista e responsável. Os princípios pedagógicos que foram trabalhados no estágio foram: as relações interpessoais que a professora trabalha dentro e fora de sala de aula, como a harmonia, a ausculta, o amor, a união, o respeito, o direito, o dever e a ética. Acreditando-se que estes princípios pedagógicos quando fazem sentido e possuem significado para a criança são conhecimentos levados para toda a vida.


Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura

URL da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/