Cultura humanista e protagonismo responsável: os valores do humanismo histórico perene para a educação contemporânea

Patrícia Wazlawick, Eloy Demarchi Teixeira

Resumo


Este trabalho apresenta a temática da Cultura Humanista e do Protagonismo Responsável discutindo os valores do Humanismo Histórico e do Humanismo Perene para a educação contemporânea. Em linhas metodológicas, formalizamos um estudo teórico, configurado na apresentação de um ensaio, partindo de ideias do “Humanismo Histórico ao Humanismo Perene”, de acordo com Meneghetti (2010, 2014), na Escola Ontopsicológica. Após esta discussão, visitamos a obra “Discurso sobre a Dignidade do Homem”, de Giovanni Pico della Mirandola, uma das mais importantes obras do Humanismo florentino italiano de 1500, para, junto disto, tecermos um breve ‘diálogo’ entre estas duas obras, que são plenas de ideias vivas da Cultura Humanista, e analisando os pontos nos quais as mesmas convergem, com categorias teórico-empíricas, para discutirmos a necessidade de uma refundação da pedagogia e da educação sob o viés interdisciplinar ontológico.

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura

URL da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/