Direito à educação e novas tecnologias: a necessária formação para a cidadania

Priscila Valduga Dinarte

Resumo


O direito à educação é um direito fundamental e sua observância nos dias atuais depende de abarcar as tecnologias de informação e comunicação nos processos de aprendizagem. Aprender a filtrar um sem número de dados, assumir uma postura crítica com relação ao que é veiculado no ambiente virtual, bem como, acessar informações que podem ser usadas para incrementar a participação cidadã, é indispensável na sociedade em rede. Nesse sentido, este trabalho tem por objetivo compreender de que forma as novas tecnologias podem ajudar na formação de cidadãos autônomos e participativos nos assuntos da comunidade na qual estão inseridos. Como método de abordagem, utilizou-se o dedutivo, já que apresenta lógica descendente, partindo de concepções gerais para as específicas. Além disso, como técnica de pesquisa, foi utilizada a bibliográfica, na revisão de produção acadêmica sobre o tema. Por fim, concluiu-se que as tecnologias de informação e comunicação podem contribuir para a formação cívica das pessoas, tanto no que diz respeito ao acesso de forma facilitada a informações, quanto no que concerne ao uso de plataformas colaborativas que reúnem dados sobre as cidades.


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