Programação de Softwares no ensino fundamental e suas contribuições no desenvolvimento do pensamento lógico-matemático: uso do Scratch
Vanice Hentges, Ana Marli Bulegon
Resumo
Ao considerar que as crianças do Ensino Fundamental (EF) têm facilidade e interesse pela tecnologia, entende-se que muitas vezes elas não saibam utilizar de maneira construtiva. Por isso, este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com o uso do Scratch para o desenvolvimento de animações, jogos, histórias, etc. com crianças de 9 a 11 anos, em uma escola municipal de EF, no município de São João do Polêsine/RS. Este trabalho tem como objetivo desenvolver o contexto da programação visual dentro da sala de aula do ensino fundamental. A metodologia está pautada na pedagogia de projetos que busca colocar/inserir o aluno como sujeito da aprendizagem e autor de suas próprias experiências e descobertas. Este trabalho nos mostrou o quão valioso os recursos de autoria podem ser para despertar o interesse das crianças e trazer novas possibilidades de ensino. Assim, utilizar um ambiente como o Scratch, no qual ele tem autonomia para decidir como desenvolver sua aplicação, torna o aluno construtor do conhecimento.