Método lúdico-vivencial de formação de hábitos financeiros e a abordagem da pedagogia ontopsicológica

Ana Paula Mariana Pregardier

Resumo


Este relato foi construído a partir da reflexão e sistematização da minha prática profissional ao longo de oito anos de experiência com educação financeira. Nele exponho as bases conceituais sobre a educação financeira e como atua, a partir da Pedagogia Ontopsicológica, o método Lúdico-vivencial de Formação de Hábitos Financeiros o qual desenvolvi e utilizo como ferramenta para a disseminação da educação financeira. O objetivo geral deste trabalho é relatar a experiência já realizada, bem como apresentar alguns dos resultados mensurados. Os objetivos específicos são: a) elucidar os pressupostos da Pedagogia Ontopsicológica contidos na aplicação do método; b) apresentar e exemplificar como funciona a gincana Finanças é coisa de Criança®; e c) descrever alguns dos resultados obtidos com a aplicação do método como: mais de 90% dos pais ou responsáveis verificam mudanças nos hábitos financeiros de seus filhos depois destes participarem das atividades elaboradas com o método e afirmam que seus filhos aprenderam com a atividade. Todos os pais concordam que foi importante para a vida de seus filhos participarem da gincana Finanças é coisa de Criança. A partir deste trabalho foi possível explicitar a importância da Pedagogia Ontopsicológica como fundamento ao método, bem como realizar as tomadas de consciência e a consequente qualificação de nossa prática profissional, de modo a desempenhar de forma ainda mais eficiente o nosso papel de operador social para a construção de uma sociedade mais responsável, sustentável e cidadã.

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura

URL da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/