Memória e trabalho no circo teatro

Elaine dos Santos

Resumo


Este estudo apresenta uma reflexão sobre a preservação da memória como forma de conservação das tradições familiares e dos saberes de ofício no espaço do circo e, em particular, do teatro itinerante. A metodologia adotada centra-se na revisão bibliográfica dos principais elementos envolvidos como memória, teatro e o Teatro Serelepe. O objetivo principal deste trabalho é demonstrar que, no universo circense, a memória é atribuída aos mais velhos e, a partir deles, a memória do fazer artístico adquire importância. Neste sentido, a valorização do trabalho dá-se de maneira significativa, de modo que todos os indivíduos permanecem trabalhando, sendo autossustentáveis, relevantes para si e para o grupo em que estão atuando, compartilhando os seus saberes. Entende-se que, nesse universo, o fazer laboral representa uma atribuição individual que dá sentido à pessoa vinculando-a ao grupo, permitindo o diálogo entre ambos, frutificando experiências, progressão e crescimento mútuos, o que deve conduzir à formação de sujeitos autônomos para si e funcionais para o grupo em conformidade com os pressupostos ontopsicológicos.


Texto completo:

PDF

Referências


BERGSON, H. Matéria e memória. São Paulo: Martins Fontes, s/d.

BERTHOLD, M. História mundial do teatro. 3.ed. São Paulo: Perspectiva, 2006.

HALBWACHS, M. A memória coletiva. São Paulo: Vértice, 1990.

LE GOFF, J. História e memória. 4.ed. Tradução: Bernardo Leitão. Campinas: Ed. da UNICAMP, 1996.

MAGNANI, J.G.C. Festa no pedaço: cultura popular e lazer na cidade. 3.ed. São Paulo: Hucitec/UNESP, 2003.

MENEGHETTI, A. Pedagogia Ontopsicológica. 3.ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2014.

PIMENTA, D. A dramaturgia circense: conformação, persistência e transformações, 2009, 191 f. Tese (Doutorado em Artes) – Instituto de Artes. Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 2009.

SANTOS, E. Entre risos e lágrimas. Os Serelepes e a memória do teatro itinerante. 2013, 252 f. Tese (Doutorado em Letras) – Programa de Pós-graduação em Letras. Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, 2013.

SILVA, E. O circo: sua arte e seus saberes: O circo no Brasil do final do Século XIX a meados do XX, 1996, 172 f. Dissertação (Mestrado em Нistória) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 1996.


Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura

URL da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/