Quem planta colhe, em busca de uma alimentação saudável

Sandra Berro Maia, Andréa Berro Vernier, Luciana Alfaro, Rafael Roehrs, Silvana Henk

Resumo


Este é um relato de experiência com crianças de 5 e 6 anos de idade, que ao ouvirem uma história contada pela professora durante o período de adaptação, encantaram-se pela narrativa denominada: “O Sanduíche da Maricota”, que despertou curiosidade em saber mais sobre alimentação. A professora pensou em alternativas para aproximar às crianças de vivências com hábitos corretos de alimentação e ações sustentáveis, levou-os a pensar e refletir sobre alimentação na escola e sobre a construção de hábitos saudáveis para vida, como o cultivo de uma horta, e logo o interesse pelo plantio de sementes e cultivo de mudas cresceu substancialmente. O objetivo deste trabalho foi sensibilizar as crianças para a valorização da alimentação saudável para a vida e saúde.  O sonho da horta foi tornando-se realidade, o trabalho se desenvolveu nas seguintes etapas: a turma escolheu o lugar para construir os canteiros, realizou passeio para comprar as sementes, efetuou o plantio das sementes em um viveiro de mudas, e posteriormente nos canteiros, os alunos colheram as hortaliças e levaram até a cozinha da escola, colaborando para uma mudança de hábitos alimentares, a experiência foi muito significativa, pois às crianças através da vivência construíram noções que levarão para toda a vida, além de transformar a cultura das famílias em relação a alimentação e saúde. Como conclusão da aplicação da atividade os alunos tiveram a oportunidade de exercitar o protagonismo infantil regando, cuidando e cultivando mudas, observando o crescimento, tanto das hortaliças quanto da conscientização sobre a importância da alimentação saudável.


Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base nacional comum curricular. Brasília, DF, 2017. Disponível em: . Acesso18/07/2018.

BRASIL. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Brasília: MEC. SEB. 2010.

GONÇALVES, A. V. S.; GIORDANI, E. M. A pedagogia ontopsicológica na mediação nos processos de divórcio: como ficam os filhos? In: Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura, p. 476-489, 2016.

GUEDES, A. O sanduíche da Maricota. Moderna, 2000.

FUNDAÇÃO ANTONIO MENEGHETTI. Posicionamento Institucional. Anais II Cong. Int. Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura. Recanto Maestro: Fundação Antonio Meneghetti, 2016.

MENEGHETTI, A. Pedagogia Ontopsicológica. 3. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2014.

_____. Arte, sonho e sociedade. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2015.


Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura

URL da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/