Jornalismo como ferramenta de marketing: a comunicação online e o surgimento do inbound
Resumo
Este trabalho teve como objetivo analisar a importância do jornalismo como ferramenta de estudo e marketing, no cenário da crise dos impressos, comunicação online e o surgimento do inbound. A escolha pelo tema se deu pela possibilidade de estudar sobre as atuais práticas do jornalismo na internet e suas principais características, buscando por particularidades e elementos essenciais que compõem essa nova geração de conhecimento. O estudo desse fenômeno contou com uma pesquisa online realizada com 281 participantes. No decorrer do desenvolvimento, são apresentadas as características do jornalismo online, a internet, o marketing digital, os resultados e conclusões analisados a partir da atividade do jornalismo na internet.
Texto completo:
PDFReferências
ALCANTARA, Alex Sander. Nós, a mídia! Eu narro, você fotografa, ele edita. Revista Imprensa, no 222, Abril 2007.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. 14a edição. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2009
DOCTOR, K. Newsonomics – Doze novas tendências que moldarão as notícias e o seu impacto na economia mundial. Tradução Claudia Gerpe Duarte. Ed. Cultrix, São Paulo, 2010.
FIDALGO, Antônio. Jornalismo Online segundo o modelo de Otto Groth. Publicado em Pauta Geral, Salvador - Ba, 2004.
KOTLER, Philip. Administração em Marketing: a edição do novo milênio.
São Paulo: Prentice Hall, 2000.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. 3a. Edição. São Paulo: Editora 34, 2010.
PALACIOS, Marcos Ruptura, Continuidade e Potencialização no Jornalismo Online: o lugar da memória. In MACHADO, Elias & PALACIOS, Marcos (Orgs), Modelos do Jornalismo Digital, Editora Calandra, Salvador, 2003.
PEREIRA, Fábio Henrique. O jornalista on-line: um novo status profissional? Uma análise sobre a produção da notícia na Internet a partir da aplicação do conceito de ‘jornalista sentado’. 2003. Disponível em www.bocc.ubi.pt. Acesso em: 20/06/2018.
RIBEIRO, M. Leitores preferem jornal a internet. O Estado de São Paulo, 18/05/2009. Disponível em: . Acesso em: 20/06/2018.
WOLTON, Dominique. Pensar a Comunicação. DIFEL - Difusão Editorial, S.A. 1999.
Métricas do artigo
Metrics powered by PLOS ALM
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2018 Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura
URL da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/