Jovens & ODS: Ações e resultados para a cidadania global no contexto social local da 4ª Colônia de imigração italiana no Rio Grande do Sul.

Patrícia Wazlawick

Resumo


Este trabalho envolve a criação de 15 projetos de ação real no contexto de comunidades/municípios da Região da Quarta Colônia de Imigração Italiana no RS, por meio da criatividade e vontade de 46 jovens estudantes universitários, para contribuir com melhorias a partir da lógica dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, partindo do questionamento: “o que você pode fazer?”. A metodologia qualitativa envolve pesquisa ação & intervenção em locais identificados com existência de situações-problema, que necessitam de auxílio para desenvolvimento integral, atendendo a um ou mais ODS. Quanto aos resultados, a ação transformadora de trabalho responsável dos jovens universitários provocou mudanças, crescimento, melhorias, 17 novas parcerias entre instituições público e privadas, e todos são beneficiados: estudantes, entidades e locais da comunidade/municípios e toda a população que é atendida e envolvida. A proposta é criar e realizar a cada semestre letivo, com novos estudantes, projetos e práticas de ação na Região, contemplando um número maior de entidades e pessoas, para, gradualmente, construirmos grandes mudanças nos aspectos educacionais, sociais, ambientais e econômicos em nossa Região, e levando adiante os melhores projetos, de modo a não deixar ninguém para trás.


Referências


BUSS, P. M.; MACHADO, J. M.; GALLO, E.; MAGALHÃES, S. D; SETTI, A. F.; NETTO, F.; BUSS, D. F. Governança em saúde e ambiente para o desenvolvimento sustentável. Ciência & Saúde Coletiva, v. 17, n. 6, p. 1479-1491, 2012.

GADOTTI, M. Educar para a sustentabilidade. Uma contribuição à Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2008.

MALHEIROS, T. F.; PHILIPPI JR., A.; COUTINHO, S. M. V. Agenda 21 Nacional e Indicadores de Desenvolvimento Sustentável: contexto brasileiro. Saúde e Sociedade, v. 17, n. 1, p. 7-20, 2008.

NIETO, A. T. Crecimiento económico e industrialización en la Agenda 2030: perspectivas para México. Revista Problemas del Desarollo, v. 188, n. 48, p. 83-111, enero-marzo, 2017.

PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Disponível em: http://www.br.undp.org/content/brazil/pt/home/sustainable-development-goals.html. Acesso em: 21 de julho de 2018.


Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura

URL da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/