Estudo de revisão sobre as atividades psicomotoras desenvolvidas nos anos iniciais do ensino fundamental

Gabriela Bauhmart Secretti, Xavéle Braatz Petermann, Rosana Niederauer Marques

Resumo


O presente estudo tem como objetivo, investigar se as atividades psicomotoras desenvolvidas nos anos iniciais (1º ao 5º ano) do ensino fundamental servem para amplificar a aprendizagem formal em escolares. Trata-se de uma revisão narrativa de estudos publicados nas bases de dados Scielo, Google Scholar e Redalyc no período de 2013 a 2018. Os termos utilizados para a busca dos artigos foram: “desempenho psicomotor” and “aprendizagem”. Foram encontrados 367 artigos nas bases de dados, após a aplicação dos critérios de elegibilidade, foram selecionados para a revisão, 15 estudos publicados no período de 2013 a 2018. Para o processo de síntese, as temáticas encontradas foram agrupadas em dois eixos norteadores: “relação entre aprendizagem e desempenho psicomotor em discentes dos anos iniciais do ensino fundamental” e “percepção de professores sobre a relação entre desempenho psicomotor e aprendizagem”. Os achados desta revisão apontam para a relação que existe entre desempenho psicomotor e aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental, bem como a necessidade da discussão sobre o tema com os professores. Recomenda-se a atuação de maneira conjunta da Fisioterapia com a Educação, nas escolas, com o objetivo de impactar de maneira positiva no aprendizado dos escolares.


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