Lições inovadoras na inserção das tecnologias no ensino de língua estrangeira

JULIANA DA SILVEIRA MACHADO, ELAINE DOS SANTOS

Resumo


A utilização das tecnologias na educação tem se mostrado produtivo recurso para auxiliar no processo de aprendizagem, especialmente, no ensino de línguas estrangeiras. A não inclusão da Língua Estrangeira no currículo de uma escola em São Sepé/RS fomentou este projeto que objetiva o ensino da língua espanhola através do uso de tecnologias. Optou-se que esse ensino fosse mediado pelas tecnologias, a fim de oportunizar a aprendizagem da língua e o uso dos Objetos de Aprendizagem (OA) para a busca e a construção do conhecimento com autonomia, assim, esse processo poderá estender-se a outras disciplinas. As hipóteses apontam para a importância do uso das tecnologias para a aprendizagem da língua estrangeira, pois promovem a maior participação dos alunos e o melhor desempenho na realização das atividades propostas. Considera-se, portanto, que o uso das TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) tem melhorado o aprendizado dos alunos, pois aproxima estudantes e professores, cria o interesse e a expectativa pelo novo, já que o mundo virtual oferece novidades, incentiva, dessa forma, o conhecimento através da interação, a partir da qual alunos e professores exploram e constroem novos conhecimentos. A metodologia do projeto será desenvolvida mediante utilização de estratégias inovadoras, diferentes e interativas com o uso dos Hot Potatoes, Prezi, Duolingo. Assim, sendo, o aluno é conduzido intencionalmente pelo educador ao ensino-aprendizagem, através dos estilos de aprendizagem que cada um possui, ao aprendizado da L2 através das ferramentas elencadas.

 


Texto completo:

PDF

Referências


ALONSO, C. M.; GALLEGO, D. J.; HONEY, P. Los estilos de aprendizaje: procedimientos de diagnóstico y mejora. Madrid: Mensajero, 1999. Questionário disponível em: ˂http://www.lantec.fe.unicamp.br/questionario/˃ Acesso em: 01/06/2018.

AMARAL, S. F; BARROS, D. M. Estilos de Aprendizagem no Contexto Educativo de Uso das Tecnologias. Digitais Interativas. 2008. Disponível em: ˂http://www.lantec.fe.unicamp.br/lantec/pt/tvdi_portugues/daniela.pdf˃ Acesso em: 01/06/2018.

FREIRE, P. Virtudes do Educador.São Paulo: Vereda, s/d. 1991.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1994.

_______. Como elaborar projetos de pesquisas. 4. ed. 11. reimpr. São Paulo: Atlas, 2010.

_______.Como elaborar projetos de pesquisas. São Paulo, 4ª ed., 2002.

LEFFA, V. J. Nem tudo que balança cai: objetos de aprendizagem no ensino de línguas. Polifonia. Cuiabá, vol.12, n.2, p.15 -45, 2006.

MORAN, J. Interferências dos Meios de Comunicação no Nosso Conhecimento. In: Revista Brasileira de Comunicação. São Paulo: Vol. XVII, n.2. 1994. Disponível em: ˂http://200.144.189.84/revistas/index.php/revistaintercom/article/view/844/752˃Acesso em 04/06/2018.

________. MORAN, J. M; MASSETTO, M. T; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediações pedagógicas. Campinas, SP. Papirus, 2012.

SAVIANI, D. Escola e Democracia. 42ª ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.


Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura

URL da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/