Langston Hughes e sua poesia do Harlem Renaissance, i, too, sing america, aliada ao ensino de língua inglesa como língua adicional (ila) em um contexto acadêmico de aprendizagem

Tiago Ferreira Pereira

Resumo


A aventura de ler o mundo e a si próprio, de se aproximar da voz particular de um escritor que representa uma voz entre outras de sua comunidade é uma experiência que apela à emoção, permanece na memória e faz o leitor compartilhar a cultura da comunidade representada. O objetivo desse trabalho é apresentar um relato de experiência de ensino de ILA por meio do texto literário I, Too, Sing America de Langston Hughes em um contexto acadêmico de aprendizagem na UFSM. Como aporte teórico, autores como Hall (2015), Kramsch (2014), Brunfit et al. (1986), Dalmau et. al. (2012), dentre outras fontes teóricas foram consultados. Esse trabalho demonstrou que o ensino de ILA aliado ao texto literário pode ser enriquecedor e diferenciado.

 

Palavras-chave: ILA. Langston Hughes. Relato de Experiência. Texto Literário.


Texto completo:

PDF

Referências


BROWN, H. Douglas. Principles of language learning teaching. EUA: Longman, 2000.

BRUMFIT, Christopher J.; CARTER, Ronald A. Literature and language teaching. Oxford: Oxford University Press, 1986.

CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: Vários escritos, v. 3, p. 235-263, 1995.

DALMAU, M. F. C. et al. The Use of literature as an advanced technique for teaching English in the EFL/ESL classroom. Revista Educación y Futuro, Madrid, n. 27, p. 217-236, mar. 2012.

HALL, Geoff. Literature in language education. Hampshire: Palgrave Macmillan, 2015.

INSTITUTO PROLIVRO. Retratos da Leitura no Brasil. Distrito Federal, 2016. Dísponivel em: . Acesso: 30 maio 2018.

JAKOBSON, Roman. Linguística e comunicação. SP: Cutrix, 1977.

KRAMSCH, Claire. Context and culture in language teaching. NY: Oxford University Press, 2014.


Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura

URL da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/