Projeto Ontoletras: a leitura como Pedagogia de autenticação para jovens de 18 a 24 anos

Adriana dos Reis Emygdio da Silva

Resumo


O projeto Ontoletras nasce da constatação da insuficiência de conhecimentos tratados nos programas e diretrizes curriculares dos ensinos médio e superior, no que se refere a fornecer aos jovens elementos que possibilitem o desenvolvimento de sua identidade de natureza e formação integral como indivíduo e ser social. A metodologia utilizada foi a realização de grupos de leitura e debate com jovens universitários de 18 a 24 anos sobre os livros do autor Antonio Meneghetti “A arte de viver dos sábios” e “Os jovens e a ética ôntica”. A iniciativa foi realizada em Brasília e se apresenta como proposta pedagógica complementar para auxiliar os jovens no processo de autoconhecimento fundado no critério ontológico e reflexões sobre as principais problemáticas enfrentadas neste período, desde a busca pelo sentido da vida e liderança, a questões relacionadas com estereótipos, idealismo, consumismo, biologismo, amor, sexo, drogas, dinheiro, delinquência, relações pessoais e superficialidade do poder digital. Os resultados obtidos foram, sobretudo, um aumento de cuidado com a própria saúde biológica, relativização dos valores sociais, início da metanoia, aumento da ação positiva do jovem no social, maior gosto pela leitura, busca pela autonomia financeira e aprimoramento da própria formação acadêmica e profissional. Outros resultados apresentados foram superação de depressão e melhoria de condições de saúde. A iniciativa utiliza a ferramenta da leitura, aliada a introdução de novos conceitos trazidos pelo autor que fala diretamente ao íntimo do jovem, capaz de acessar e dialogar com a sua parte mais verdadeira e autêntica, abrindo-lhes a dimensão de si mesmos.


Texto completo:

PDF

Referências


AVNI Bavishi. A chapter a day: Association of book reading with longevity. Social Science & Medicine Volume 164, September 2016, Pages 44-48.

FILHO, Carlos César Pereira dos Santos. Cibercultura, vazio existencial e subjetividade: um novo modo de existir. Revista Sinapse Múltipla. Betim, MG – Brasil.

JOHNSON, D. R., HUFFMAN, B. L., & JASPER, D. M. (2014). Changing race boundary perception by reading narrative fiction. Basic and Applied Social Psychology, 36, 83–90.

LEWIS, D. (2009), How Reading Can Reduce Stress. Galaxy Stress Research, Mindlab International, Sussex University, UK.

MAJA Djikic, KEITH Oatley & MIHNEA C. Moldoveanu (2013) Opening the Closed Mind: The Effect of Exposure to Literature on the Need for Closure, Creativity Research Journal, 25:2, 149-154, DOI: 10.1080/10400419.2013.783735.

MENEGHETTI, A. Pedagogia Ontopsicológica. 3.ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2014.

MENEGHETTI, Antonio. Dicionário de Ontopsicologia. 2. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2008.

MENEGHETTI, Antonio. A arte de viver dos sábios. 4.ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2012.

MENEGHETTI, Antonio. Os jovens e a ética ôntica. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2013.

MENEGHETTI, Antonio. Pedagogia Ontopsicológica, Psicologia Editrice, Roma.

MENEGHETTI, Antonio. Ontopsicologia e o nexo ontológico. Saber Humano, ISSN 2446-6298, V. 6, n. 8, p. 7-10, jul./dez. 2015.

SILVA, Thayse de Oliveira e SILVA, Lebiam Tamar Gomes. Os impactos sociais, cognitivos e afetivos sobre a geração de adolescentes conectados às tecnologias digitais. Rev. psicopedag. [online]. 2017, vol.34, n.103.


Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura

URL da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/