Sentidos e experiências na construção do protagonismo responsável a ser pessoa

Thayse Smek Uberna

Resumo


Este trabalho apresenta uma narrativa autobiográfica da autora em sua construção como protagonista responsável a ser pessoa. O trabalho tem como objetivo relatar, apresentar e ilustrar como o estudo, o trabalho e o ato de viajar contribuem para a formação de aprendizagens e experiências de uma jovem em construção da personalidade e identidade como pessoa autônoma e responsável por si, guiada pelas premissas da construção do ser pessoa. O conteúdo em questão refere-se à história de vida com o trabalho e o estudo, a busca de si com o aprender a se amar, como as experiências estéticas influem na vida humana e os saberes resultantes da busca continuada pela evolução life long learning, apresenta também a importância do saber fazer e saber servir para construção da base econômica. Para este artigo, utilizam-se fatos da vida, escolhas guiadas pela ambição da busca de ser mais, experiências, memórias e imagens ilustrativas destas, bem como, se traz as evidências da continuidade de ser estudante e a utilização da tecnologia a favor do conhecimento, das relações sociais e da prática artística no campo das artes visuais, demonstrando a saída dos estereótipos que acometem os jovens na contemporaneidade.

Texto completo:

PDF

Referências


ARGENTA, R. Formação como garantia de sucesso. In: Pedagogia Contemporânea: responsabilidade e formação do jovem para a sociedade do futuro. Recanto Maestro: Fundação Antonio Meneghetti, 2017.

BONDÍA, L. J. Notas sobre experiência e o saber da experiência. In: Revista brasileira de educação. [Online] n. 19 Rio de Janeiro jan. /abr. 2002. ISSN 1413-2478 Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141324782002000100003&lng=pt&tlng=pt > Acesso em: 15 jul. 2018.

ESTÉTICA. In: BLACKBURN. S. Dicionário Oxford de Filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar editor p.127, 1994.

FIGUEIREDO, O. S. Arco íris. Disponível em: Acesso em: 27 jul. 2018.

FUNDAÇÃO ANTONIO MENEGHETTI. Posicionamento Institucional. Anais II Cong. Int. Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura. Recanto Maestro: Fundação Antonio Meneghetti, 2016.

GUIA GEO. Mapa Brasil Satélite. Disponível em: Acesso em: 27 jul. 2018.

LEITE, E. C. P; GABRE, S. Linguagens da arte na educação da pequena infância: uma experiência de formação continuada na rede municipal de ensino de Curitiba. In: XI Congresso Nacional de Educação. II Seminário Internacional de Representações Sociais, subjetividade e educação EDUCERE. p. 14531/14539. Curitiba. 2013.

MAPA POLÍTICO. Disponível em: Acesso em: 27 jul. 2018.

MENEGHETTI, A. Pedagogia Ontopsicológica. 3.ed. Recanto Maestro. Ontopsicológica Editora Universitária, 2014.

MENEGHETTI, A. A psicologia do líder. 4.ed. Recanto Maestro. Ontopsicologica editrice, 2008.

_______________. Jovens e realidade cotidiana. Recanto Maestro. Ontopsicologica editora Universitária, 2017.

_______________. Psicologia empresarial. São Paulo. FOIL. 2013.

NÓVOA, A. Professores – Imagens do futuro presente. Lisboa: EDUCA, 2009.

SCHAEFFER, R. “Responder” às ocasiões da escola, da sociedade, da vida. In: Pedagogia Contemporânea: responsabilidade e formação do jovem para a sociedade do futuro. Recanto Maestro: Fundação Antonio Meneghetti, 2017.

UBERNA, T. S. Uma experiência de ensino/aprendizagem na Educação Infantil. Beau Bassin, Novas edições acadêmicas. 2018.


Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura

URL da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/