A atuação do educador especial frente a formação continuada nas escolas municipais de São Sepé

Jordana Lima Moraes de Lima

Resumo


A educação especial atua no contexto escolar com alunos com altas habilidades/superdotação, pessoas com deficiência e autismo. A proposta inclusiva difundida no sistema de ensino e garantida por lei, busca assegurar acesso e permanência destes alunos público alvo da educação especial, nas escolas comuns. A proposta inclusiva valoriza os sujeitos e trabalha para desenvolver habilidades e potencialidades, valorizando a dignidade, a inteligência e identidade de cada sujeito. Diante a ampla atuação do profissional da educação especial, a articulação entre professores e demais profissionais da equipe escolar, mostra-se como base propulsora de um ambiente inclusivo e humanizado.Para além do atendimento educacional especializado (AEE) na sala de recursos, o educador especial deve intervir em questões pedagógicas, burocráticas e sociais, a fim de oportunizar um o ambiente inclusivo, promotor da dignidade e autonomia dos sujeitos. Conforme a Política Nacional de educação especial, o aluno público alvo da educação especial são pessoas com deficiência, transtorno global do desenvolvimento, altas habilidades e superdotação. A educação especial enquanto modalidade de ensino que perpassa todos os níveis, etapas e modalidades, realiza o atendimento educacional especializado, disponibiliza os recursos e serviços e orienta quanto a sua utilização no processo de ensino e aprendizagem nas turmas comuns do ensino regular. Baseado na proposta nacional de formação continuada, pautada nas necessidades das escolas do município de São Sepé, a coordenadoria de Educação Especial do Município junto a Secretaria Municipal de Educação em parceria com as escolas, propuseram que as educadoras especiais atuantes na rede, efetuassem um trabalho junto a gestão escolares e professores, oportunizando momentos de formação continuada focados na educação inclusiva. As formações são previstas no calendário escolar de cada escola, visando atendendo as necessidades trazidas pelos casos inclusão na rede, buscando articular a rede escolar com a rede municipal que amparar e atende estes sujeitos.

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Referências


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