Educomunicação: Rádio na escola como componente de ensino
Resumo
Houve um tempo que a educação na sala de aula era apenas entre um professor detentor de grande parte das informações e alunos ávidos a adquirir essas informações. Com o passar dos anos e com as inovações tecnológicas, tudo mudou, principalmente as metodologias de ensinar e de aprender, assim como, o modo como as crianças se comportam também foi alterado. Este texto discute a proposta do Projeto Rádio na Escola, analisando como as práticas educomunicativas podem contribuir para que estudantes e professores de escolas públicas compreendam os processos de comunicação e de transformação tecnológica. E como essas práticas são importantes para o desenvolvimento da cidadania e da percepção crítica do papel que cada um exerce dentro da sociedade.
Texto completo:
PDFReferências
REFERÊNCIAS
BAUMAN, Zygmunt. A vida em fragmentos: sobre a ética pós-moderna. Trad. de Alexandre Werneck. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2011.
CITELLI, Adilson. Meios de comunicação e práticas escolares. In: Comunicação & Educação. São Paulo: CCA/ECA/USP, v. 6, n. 17, p. 30-36, jan./abr. 2000.
______. Comunicação e educação: a linguagem em movimento. São Paulo: Senac, 2001.
______. O Texto Argumentativo. São Paulo: SCIPIONE, 2004
CITELLI, A.; COSTA, M. C. C. (Orgs). Educomunicação: construindo uma nova área do conhecimento. São Paulo: Paulinas, 2011.
CORTELLA, Mario Sergio. Educação, Convivência e Ética. São Paulo: Editora Vozes, 2015.
FÍGARO, Roseli. Comunicação/educação: campo de ressignificação das tecnologias. In: Comunicação & Educação. São Paulo: CCA/ECA/USP, v. 15, n. 3, p. 07-16, set./dez. 2010.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. 29. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
_______. Medo e Ousadia: o cotidiano do professor. 8. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2000.
_______. Pedagogia do Oprimido. 33. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.
_______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 28. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2003.
GABRIEL, Martha. Educ@r – A (r) evolução digital na educação. Ed Saraiva, 2013
KAPLÚN, Mario. De médios y fines em comunicación educativa. Chasqui, R. L. C (58). Quito, junho de 1997.
_______. Comunicacion entre grupos: el método del Cassete-Foro. Buenos Aires: Humanitas, [s.d.]. 1998.
LÉVY, Pierre. A inteligência coletiva. 4. ed. São Paulo: Loyola, 2003.
MARTÍN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 1997.
_______. Dos meios às mediações: Comunicação, cultura e hegemonia. 2 ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2001.
_______. Desafios culturais: da comunicação à educomunicação. In: CITELLI, A.O; COSTA, M.C.C. (Orgs.). Educomunicação construindo uma nova área de conhecimento. São Paulo: Paulinas, 2011.
________. A comunicação na Educação. São Paulo: Contexto, 2014.
PERUZZO, Cicília M. Krohling. Relações Públicas no Terceiro Setor: tipologia da comunicação e conceitos de públicos. In: Anais do XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Santos, 2007. CD Rom.
RADDATZ, Vera Lucia Spacil. Projeto rádio na escola: uma prática educomunicativa. Revista Conhecimento Online, Ano 3, Vol. 1, Março de 2011.
SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação: um campo de mediações. Revista Comunicação e Educação. n. 10. São Paulo. 2000.
________. Educomunicação: o conceito, o profissional, a aplicação: contribuições para a reforma o ensino médio. São Paulo: Paulinas, 2011.
Métricas do artigo
Metrics powered by PLOS ALM
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2018 Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura
URL da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/