Novas práticas pedagógicas para a sociedade futura

JULIANA SANTOS ALVES, Paulo Sergio Machado

Resumo


Este artigo compartilha um relato de experiência da aplicação de jogos didáticos em sala de aula. A iniciativa deve-se aos pequenos incômodos e dificuldades vivenciadas no dia a dia da sala de aula, os quais demonstram uma necessidade de realizar uma pedagogia contemporânea, ou seja, de desenvolver “novas” metodologias pedagógicas que estejam mais próximas ao contexto social, cultural e econômico do século XXI e que sejam capazes de despertar em nossos jovens a vontade e a responsabilidade de formar-se um cidadão crítico, reflexivo e consciente de seus deveres com a sociedade. A experiência resumiu-se na criação e aplicação de jogos didáticos pelos alunos, servindo como forma de avaliação parcial, na disciplina de Anatomia e Fisiologia, no primeiro semestre do curso de graduação em Psicologia de uma instituição de ensino superior do município de Santa Maria.  Como resultados obtivemos um processo de aprendizagem que pôde ser acompanhado pelo professor, passo a passo, desenvolvendo além do estudo do conteúdo de forma bem significativa, habilidades e competências intelectuais e sociais. O uso dos jogos didáticos em sala de aula mostrou-se como uma ferramenta metodológica de fácil aplicação, capaz de facilitar a apropriação do conhecimento, desenvolver a criatividade, a competição saudável, as relações interpessoais e a superação das dificuldades. Portanto, concluiu-se que uma vez o aluno sendo desafiado ele pode ser o centro do processo de ensino e aprendizagem, sendo o protagonista da sua formação.  


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