A pedagogia ontopsicológica e a construção de saberes geográficos nos anos iniciais do ensino fundamental

Paula Savegnago Rossato

Resumo


Nos anos inicias do ensino fundamental, são tratados os mais diversos conceitos, também os de Geografia que nessa situação são abordados levando em consideração a dimensão dos espaços, iniciando-se por espaços mais próximos até chegar, ao longo do processo escolar, em espços maiores. Trataremos nesse projeto dos estudos de geografia do município para escolas do campo. Para isso, buscarão subsídios na Pedagogia Ontopsicológica, para que os estudantes ao perceberem o espaço a sua volta também possam se perceber e assim obter conhecimento do meio onde vive e de si próprios, desenvolvendo-se e desenvolvendo o lugar onde vivem também. Os estudantes dos anos iniciais irão desenvolver em sala de aula inúmeras atividades envolvendo percepção, sensações, observação, relação e também a descrição, apoiados em conceitos que são importantes tanto os da Geografia como os da Pedagogia Ontopsicologica, assim os alunos poderão criar suas metodologias próprias de aprendizagem, pois serão os responsáveis e também os protagonistas da aquisição de conhecimento. Por isso trabalhar com estudantes nos anos iniciais para que desde cedo comecem de forma muito singela a mudar seus hábitos e manter uma relação mais sustentável e feliz com o ambiente onde estão inseridos.


Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura

URL da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/