Análise da aprendizagem baseada em problemas no ensino da tecnologia da informação com o auxílio da ontopsicologia

Fabio Sarturi Prass

Resumo


Este trabalho apresenta uma discussão acerca de Aprendizagem Baseada em Problema (PBL) e Inovação Educacional, buscando estabelecer relações significativas entre essas duas variáveis, a fim de identificar se há ou não inovação quanto à aplicação da PBL no processo de ensino. O arcabouço desta construção tem como objeto de reflexão a atual situação do ensino nas suas diferentes modalidades, que nos últimos anos sofrem com críticas negativas a respeito de sua qualidade e eficácia. Essa pesquisa trata-se de uma revisão sistemática da literatura, caracterizada como qualitativa de cunho exploratório descritivo. Para sua efetivação, foi realizada uma análise descritiva e bibliométrica em vinte e um artigos da base de dados SCOPUS. Evidenciou-se que a PBL, apesar de não ser atual, propõe um repensar os métodos tradicionais de ensino, bem como sugere inovação nas práticas-pedagógicas, desde que, está esteja planejada dentro dos critérios norteadores já pré-estabelecidos para área, ou seja, que atendam à indicadores de inovação educacional, e que estejam em concordância com o contexto aplicado. Diante deste contexto faz-se uma análise do uso da Ontopsicologia para os alunos dos cursos de tecnologia da informação.


Texto completo:

PDF

Referências


CARDOSO, I. M. Métodos ativos de aprendizagem: o uso do aprendizado baseado em problemas no ensino de logística e transportes. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2011.

LOU, S. J.; SHIH, R. C.; DIEZ, C.R.; TSENG, K. H. The impact of problem-based learning strategies on STEM knowledge integration and attitudes: an exploratory study among female taiwanese senior high school students. International Journal of Technology and Design Education, v. 21, n.2, p.195-215, 2011.

MENEGHETTI, A. Pedagogia Ontopsicológica. 3.ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2014.

WILIAMS, P. J.; IGLESIAS, J.; BARAK, M. Problem based learning: application to technology education three countries. International Journal of Technology and Design Education, v. 18, p. 319–335, 2008.

YEO, R. Problem-based learning: lessons for administrations, educators and learners. Internation Journal of Education Management, v. 19, n. 7, p. 541-551, 2005.


Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura

URL da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/