Formação de professores do ensino superior: ser, saber e fazer

Karine Cristina Scherer, Eliane A. Galvão dos Santos

Resumo


O presente texto discute os conceitos de formação de professores no ensino superior, com ênfase nas considerações de ser, saber e fazer. Para isso, inicialmente foi realizada uma pesquisa bibliográfica com autores no âmbito da formação de professores. Quanto aos métodos, a pesquisa se trata de um estudo bibliográfico com os principais escritores da área de formação de professores no ensino superior. Também foram realizadas descrições considerando a experiência profissional na área de educação superior da pesquisadora. Após as discussões do trabalho conclui-se que a formação de professores no ensino superior se dá de maneira contínua, na prática da atividade, com a formação do saber e do saber-fazer. Para que façamos uma formação baseada no saber - ser é preciso ser dinâmico, é necessário tornar-se a cada dia a excelência de si mesmo.


Texto completo:

PDF

Referências


BEHRENS, M. A. O Paradigma emergente e a prática pedagógica. 6. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2013.

FERRY, G. Pedagogia de la formacion. Universidad de Buenos Aires, 2014.

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.

GARCIA. M. G. Formação de professores: para uma mudança educativa. Portugal: Porto Editora, 1995.

GEHARDT. T. E; SILVEIRA. D. T. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: UFGRS Editora, 2009.

NÓVOA, A. Os professores e a sua formação. 2. ed. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1995.

MENEGHETTI, A. Manual de Ontopsicologia. 4. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2010b.

MENEGHETTI, A. Pedagogia Ontopsicológica. 3.ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2014.

MENEGHETTI, A. O Projeto Homem. 3. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2011.

SOARES, J. O miricismo cotidiano. Saber Humano: Revista Científica da Faculdade Antonio Meneghetti. Restinga Seca. v.8, n. 12, p. 174-176, ago. 2018.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petropólis: Vozes, 2002.


Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura

URL da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/