Metodologias ativas: por que usá-las?

Juliana Santos Alves, Paulo Sergio Machado

Resumo


As metodologias Ativas são ferramentas importantes no processo de ensino e aprendizagem que, se bem planejadas, são condizentes com as demandas do século XXI e com esta geração de jovens nativos digitais. Não há necessidade de fazermos grandes mudanças nos processos pedagógicos, apenas adaptá-los ao mercado de trabalho, de modo que desenvolvam habilidades e competências não apenas cognitivas, mas também sociais, culturais, éticas e morais. Precisamos investir em uma educação integral, que estimule a autonomia e o protagonismo, desabrochando a energia interior de cada ser humano.

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, P. N.: Dinâmica Lúdica: Técnicas e Jogos Pedagógicos. 3.ed. São Paulo. (1981)

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ONTOPSICOLOGIA. Cultura & Educação: uma nova pedagogia para a sociedade futura - Recanto Maestro: São João do Polêsine, RS: Ontopsicológica Editora Universitária, 2015.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394/96. Brasília, DF, 1996.

CUNHA, M. B.: Jogos no Ensino de Química, Química Nova na escola. Vol. 34, N° 2, p. 92-98, maio, 2012.

FRIGOTTO, G. Trabalho como princípio educativo: por uma superação das ambiguidades. Boletim Técnico do Senac, 11(3): 1-14, set.-dez., 1985.

KISHIMOTO, T.M. O jogo e a educação infantil. In: (Org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e educação. São Paulo: Cortez, 1996.

KUHLMANN JR., M. e MAGALHÃES, M.G.S. A infância nos almanaques: nacionalismo, saúde e educação (1920-1940). Educação em Revista, v. 26, n. 1, p. 327-350, 2010.

MENEGHETTI, A. Aprendiz Líder. São Paulo: FOIL, 2011.

MENEGHETTI, A. Pedagogia Ontopsicológica. 3.ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2014.

PEREIRA, F.R.S.; SANTOS, L.P.; AMORIM, K.S. e PACHECO, L.M.B. O tema jogo infantil no periódico Proposições. Psicologia Escolar e Educacional, v. 13, n. 1, p. 107-111, 2009.

SANTOS, R. P. dos. A potência do telefone móvel, sob o viés ontológico, ontopsicológico e socila (da pessoa e da sociedade). In: Pedagogia Contemporânea: responsabilidade e formação do jovem para a sociedade do futuro / Fundação Antonio Meneghetti – Recanto Maestro: São João do Polêsine, RS: Fundação Antonio Meneghetti, 2017.

SOARES, M.H.F.B. Jogos para o ensino de química: teoria, métodos e aplicações. Guarapari: Ex Libris, 2008 a.


Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura

URL da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/