Influência da participação dos estudantes, no jogo de papéis, segundo a «Psicotea», para a aprendizagem dos conceitos de matemática financeira.

Ana Marli Bulegon

Resumo


O presente trabalho apresenta os resultados da aplicação da Psicotea, enquanto estratégia didática, para o ensino e o desenvolvimento da aprendizagem significativa de conceitos de matemática Financeira. O experimento foi desenvolvido junto a uma turma do curso de Administração de uma faculdade no interior do Rio Grande do Sul, em 2016. Os resultados evidenciaram que a Psicotea potencializa a aprendizagem dos conceitos de Matemática Financeira estudados. Além disso, os estudantes tomaram consciência de que a Matemática não se limita aos cursos realizados, mas que tem aplicações práticas em seu cotidiano, pois a atividade com a Psicotea proporcionou para eles a reflexão sobre a relação dos conteúdos estudados nas diversas disciplinas e desmistificou o medo da Matemática


Texto completo:

PDF

Referências


BULEGON, A. M. Contribuições da Psicotea para o desenvolvimento de aspectos psicológicos nos estudantes: estudo de caso com estudantes de Matemática Financeira. In: Fundação Antonio Meneghetti. (Org.). Ontopsicologia: ciência interdisciplinar. 1ed. São João do Polêsine-RS: Fundação Antonio Meneghetti, 2017, v. III, p. 319-342.

CARVALHO, S. H. M. Uma viagem pela física e Astronomia através do Teatro e da Dança. In: Física na Escola, v.7, n.1, 2006.

CONCEIÇÃO, N. E.; SILVA A. P. J.; SCARTON, J. G.; TOSTO, K, L.; SALOMÃO, S. R. Ciência e teatro: trabalhando com histórias e máscaras no ensino de ciências na educação infantil e séries iniciais. In: Anais do VI EREBIO - Encontro Regional de Ensino de Biologia - Regional 02 (RJ/ES). CEFET/ RJ, 2012.

FRANÇA, D. A. G.; A contribuição do teatro para o sucesso cognitivo na educação pública de Minas Gerais. Item 2, Capítulo 1. Monografia UNIPAC. 2009.

GARDAIR, T. L. C.; SCHALL, V. T. Ciência, Teatro e Aprendizagem no Desenvolvimento de Eventos Culturais. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Florianópolis, 2009.

IFAH, G. História Universal dos Algarismos. Tomo 1. Rio de janeiro: Editora Nova Fronteira, 1997.

MENEGHETTI, A. Psicotea. Recanto Maestro: Ontopsicologica Editrice, 2006.

MENEGHETTI, A. Manual de Ontopsicologia. Recanto Maestro: Ontopsicologica Editrice, 2010.

MONTENEGRO, B., FREITAS, A.L.P., MAGALHÃES, P.J.C., SANTOS, A.A.S. & VALE, M.R. O papel do teatro na divulgação científica: a experiência da Seara da Ciência. Cienc. Cult., São Paulo, v. 57, n. 4. 2005.

MOREIRA, N. S. Articulação entre ciência e arte para ressaltar a importância de Lavoisier na mudança paradigmática da Alquimia à Química Moderna. Monografia de conclusão de curso, UFF, 2012.

REVERBEL, O. Jogos teatrais na escola. São Paulo: Scipione, 1989.

SALOMÃO, S. R. O Espaço Cultural na Escola Pública – Momentos Habitados. (Dissertação) Mestrado em Educação. Campinas: UNICAMP, 1998.

SILVA, K. M. ; ANDRADE, L. A. B.; SALOMÃO, S. R. O teatro como recurso pedagógico para problematizar o debate entre ciências e religião em sala de aula. Atas do IX ENPEC – Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Águas de Lindóia/SP. 2013. Disponível em http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/ixenpec/atas/resumos/R0475-1.pdf acesso em 15.06.14.

TORRES, A. M.; SILVA, D. S.; KNAPP, J. S. F. O uso do teatro como recurso pedagógico no ensino da Fotossíntese. Anais VI EREBIO-SUL. Santo Ângelo/RS: URI. (2013). Disponível em

http://santoangelo.uri.br/erebiosul2013/anais/wp-content/uploads/2013/07/poster/13660_283_Adrielly_Maia_Torres.pdf acesso em 20.06.14.


Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura

URL da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/