Tecnologias de informação e comunicação e atividades experimentais na formação de professores de um curso normal para o ensino de ciências

Ana Marli Bulegon, Diana Aparecida Kaefer Schons

Resumo


O presente artigo tem por objetivo apresentar alguns resultados do desenvolvimento de uma Unidade de aprendizagem (UA) com uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e Atividades Experimentais (AEx). A UA foi elaborada sobre o tema Condutividade Térmica e sua aplicação ocorreu com futuros professores da Educação básica e estudantes de um Curso Normal de uma escola pública de Santa Rosa - RS, no ano de 2018. Entende-se que as egressas dos cursos dessa natureza são aquelas que despertarão nos estudantes o gosto pela ciência e pelo conhecimento científico. Os resultados mostram que o trabalho com as TIC e AEx exigem planejamento e avaliação constante das ações didáticas propostas e também das aprendizagens dos estudantes. Verificou-se o interesse dos estudantes em trabalhar os conceitos, bem como a busca pelo saber para melhor dominar as ferramentas de trabalho.

Texto completo:

PDF

Referências


AMARAL, I. A. Currículo de ciências: das tendências clássicas aos movimentos atuais de renovação. In: BARRETO, E. S. (Org.). Os currículos do ensino fundamental para as escolas brasileiras. Campinas: Autores Associados, 2005. p. 201-232.

ARAÚJO, M. S. T; ABIB, M. L. V. S. Atividades Experimentais no Ensino de Física: diferentes enfoques, diferentes finalidades. In Revista Brasileira de Ensino de Física, v.25, n.2, p.176-194, 2003.

AUGUSTO, T. G. S.; AMARAL, I. A.; A formação de professoras para o Ensino de Ciências nas séries iniciais: análise dos efeitos de uma proposta inovadora. Ciênc. Educ., Bauru, v. 21, n. 2, p. 493-509, 2015.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio: bases legais. Brasília: MEC/SEMT, 1999.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 de dezembro de 1996. Disponível em: https://goo.gl/WWZjGy Acesso em: 25 dez. 2017.

BULEGON, A. M. Contribuições dos objetos de aprendizagem, no ensino de física, para o desenvolvimento do pensamento crítico e da aprendizagem significativa. 2011. 156 f. Tese (Doutorado em Informática na Educação) – Universidade Federal do Estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS. 2011.

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M.C.A. Ensino de Ciências: Fundamentos e Métodos. São Paulo: Cortez, 2007.


Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura

URL da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/