Repensando o educador

Egídio Antônio Lasta

Resumo


Este trabalho tem o objetivo de evidenciar a pessoa do educador, que se conduz de acordo com sua natureza interna, de acordo com a vida, pois pensamos ser este o protótipo de uma nova educação. Este mestre, em primeiro lugar, procura responsabilizar-se para compreender a si mesmo, para depois transmitir a boa nova do educar a todos aqueles que tiverem boa vontade de se autoconhecerem. O que nos referimos ao pesquisador também serve ao educador, que muitas vezes exerce as duas funções; fazer pesquisa e educar. Nos ensina Meneghetti (1994b, p.169) que somos colocados no mundo como futuros amigos do Ser. A nossa existência é como teatro do Ser, só que a direção está nas mãos dos atores. Se a direção está em nossas mãos e não sabemos conduzir a mesma com evidência e precisão, andaremos sem rumo. Andar sem rumo não é nada gratificante, mas saber o que se quer e onde se quer chegar é muito prazeroso. É ser um regente um maestro de uma grande orquestra que é a nossa vida.


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Referências


ARANHA, Maria L. de Arruda; MARTINS, Maria Helena P. Temas de Filosofia. São Paulo: Moderna, 1992.

MENEGHETI, Antonio. Pedagogia Ontopsicológica. Porto Alegre: ABO, 1994a.

_____________. Sistema e Personalidade. Porto Alegre: ABO, 1994b.

_____________. O Projeto “Homem”. Porto Alegre: Ontopsicologica Editrice do Brasil, 1999.

_____________. Dicionário de Ontopsicologia. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2012.

VIDOR, Alécio. Uma nova psicologia para a pedagogia. Santa Maria: ABO, 1992.

_____________. Rogers e a educação não-diretiva. Passo Fundo: Berthier, 1974.


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