Encontro entre o "El Sistema" e a Pedagogía Ontopsicologica

Arianna Alejandra Gutierrez Castillo, Julian Pastor Ramos

Resumo


Este texto trata de explicitar o encontro entre o “El Sistema” de Orquestras e Corais Juvenis e Infantis da Venezuela com a Pedagogia Ontopsicológica. Sendo os dois originários de grandes visionários humanistas como são o Maestro Jose Antonio Abreu e o Acadêmico Professor Antônio Meneghetti, usando conceitos metodológicos que adquirem forma em uma análise descritiva e expositiva que tem repercussão na sociedade, um usando o método  musical como função social e o outro com a ciência Ontopsicológica abrindo estradas para o verdadeiro autoconhecimento humano.Com resultados de inclusão social pois o “El Sistema” é um projeto que procurou desenvolver as populações mais vulneráveis, com uma perspectiva de excelência que conseguiu ter uma grande reputação no mundo e que em seus fundamentos tem um encontro e relações com a ciência   Ontopsicológica na aplicação pedagógica, como se esta evidenciado atualmente com a dinâmica do Projeto da Orquestra Jovem Recanto Maestro.


Texto completo:

PDF

Referências


CARRARA, C. Exemplos práticos para uma nova pedagogia. In: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ONTOPSICOLOGIA. Cultura & Educação: uma nova pedagogia para a sociedade futura. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2015. p. 29-30.

GIORDANI, E. Como educar a criança de seis a doze anos. In: FUNDAÇÃO ANTONIO MENEGHETTI. Uma nova pedagogia para a sociedade futura: princípios práticos. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2014. p. 34.

INFANTE, A; GONZALEZ, W. Discurso del Maestro Jose Antonio Abreu em Salzburgo Revista SIC, Edifício Centro Valores, local 2, esquina de la Luneta, Altagracia. Apartado 4830 Caracas 1010-A- Venezuela. (06-08-2018) Disponível em: .Acessado em: 02.08.2018.

JEAGER W. Paideia: los ideales de la cultura griega. México: Fondo de Cultura Económica. p. 19.

LUCENA, E. Maestro Jose Antonio Abreu, prêmio TED, 2009, Disponível em: . Acessado em: 02.08.2018.

MENEGHETTI, A. Manual de Ontopsicologia. 4. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2010. p. 415.

MENEGHETTI, A. Pedagogia Ontopsicológica. 3. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2014. p. 14-49.

PRENSA FUNDAMUSICAL. El Sistema Impacto social. Disponível em: . Acessado em: 03.08.2018.

TELESURTV; ABREU, J. A. Cinco Frases involvidables del Maestro Jose Antonio Abreu, 2018, Disponível em: . Acessado em: 03.08.2018.


Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura

URL da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/