100 anos da reforma universitária de córdoba: o início da ruptura da docilização dos corpos no meio universitário latino-americano
Resumo
A reforma universitária de Córdoba resultou de um manifesto realizado pelos estudantes que reivindicavam mudanças no quadro social e universitário vigente na época. A organização da instituição de ensino em questão era baseada nas diferenças hierarquias e de autoridade entre professores e estudantes, com foco nas relações de poder e condutas disciplinadas. A partir dessa configuração de universidade, podemos fazer uma analogia com as prisões citadas por Foucault (1987) em seu livro “Vigiar e Punir”, uma vez que o sistema educacional de Córdoba de 1918 pode ser percebido como uma organização que aprisionava os estudantes e buscava a docilização dos sujeitos universitários. Dessa maneira, esse trabalho propõe-se a realizar um ensaio teórico a partir dessa analogia.
Texto completo:
PDFReferências
BARROS, E. F.; VALDÉS, H.; BORDABEHERE, I. C.; SAYAGO, G.; CASTELLANOS, A.; MÉNDEZ, L. M.; BAZANTE. J. L.; MACEDA, C. G.; MOLINA, J.; PINTO, C. S.; BIAGOSH, E. R.; NIGRO, A. J.; SAIBENE, N. J.; ALLENDE A. M.; GARZÓN, E. Manifesto de Córdoba - 21 de junho de 1918 Da Juventude Argentina de Córdoba aos homens livres da América, 1918.
FOUCAULT, M. Vigiar e punir: a história da violência nas prisões. 27a ed., Petrópolis: Vozes. (1987).
FREITAS NETO, J. A. "A reforma universitária de Córdoba (1918): um manifesto por uma universidade latino-americana." Revista Ensino Superior Unicamp,2011.
MARIÁTEGUI, J. C. Sete ensaios de interpretação da realidade peruana. São Paulo: Expressão Popular/CLACSO) 2008
OLIVEIRA, D. A.; AZEVEDO, M. L. N. A atualidade dos ensinamentos da Reforma de Córdoba (1918): Ou qual a herança de Córdoba nas reformas atuais? La Reforma Universitaria, 2008.
SANTOS, J. F.; DUTRA, R. C. O. Que poder é esse? Reflexões sobre o poder do professor universitário. Trabalho de Conclusão de Curso. Curso de Psicologia da Universidade Metodista de São Paulo. São Paulo, 2006.
Métricas do artigo
Metrics powered by PLOS ALM
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2018 Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura
URL da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/