As terapias assistidas por animais como facilitadora do desenvolvimento social

Vaneza Cauduro Peranzoni, Aimê Cunha, Carine Nascimento da Silva, Magali Kellermann

Resumo


O presente artigo encaixa-se no âmbito das ciências humanas e sociais, sendo desenvolvido um estudo de formato qualitativo e descritivo, o qual propõe discutir os benefícios das terapias assistidas por animais, destacando a Equoterapia e Cinoterapia, e objetiva relatar, socializar e contextualizar sua eficácia através da experiência acadêmica nesse âmbito, que visa uma abordagem interdisciplinar entre as áreas da saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de seus praticantes. Esta terapia encaixa-se no âmbito das ciências humanas, sociais e da saúde, e constitui um tratamento complementar de apoio à reabilitação física e mental dos praticantes. Conclui-se que o contato com o ambiente natural favorece a sociabilidade, integrando o praticante, o animal e a equipe multidisciplinar através do trabalho dinâmico, que inclui o vínculo afetivo com o animal proporcionando inúmeros benefícios, tanto nas questões psíquicas quanto motoras dos praticantes.


Texto completo:

PDF

Referências


AMARAL, D. M. B. A Cinoterapia Como Uma Prática Social: Benefícios Do Vínculo Afetivo Estabelecido Entre O Ser Humano E O Cão No Contexto Inclusivo. Cruz Alta, 2016.

BECKER, M. O Poder Curativo dos Bichos. 1a ed. São Paulo: Bertrand Brasil, 2003.

DOTTI, J. Terapia & Animais. São Paulo: Editora Noética, 2005.

FERREIRA, A. P. S. GOMES, J. B. Levantamento Histórico Da Terapia Assistida Por Animais. Revista Multidisciplinar Pey Këyo Científico, Vol. 3, N° 1, 2017.

GONÇALVES, J. O. GOMES F. G. C. Animais que curam: A terapia assistida por animais. Revista Uningá Review, VOL.29.n1, pp 204 – 210, Jan – mar 2017.

LIMA, A. S. SOUZA, M. B. Os benefícios apresentados na utilização da terapia assistida por animais: revisão de literatura. Revista Saúde e Desenvolvimento, v. 12, n. 10, 2018.

MOTTI, G. A prática da equoterapia como tratamento para pessoas com ansiedade. Universidade Católica Dom Bosco, Mestrado em Psicologia. Campo Grande - Brasil, 2007.

RODRIGUES, V. et al. Velhice E Institucionalização: Intervenção Psicológica Por Meio Da Cinoterapia. Trabalho de Pesquisa e Extensão do Curso de Psicologia do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), Santa Maria, RS, Brasil. 2012.


Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura

URL da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/