Fomento da pesquisa científica na educação básica em região de fronteira

Elsio José Corá

Resumo


Este manuscrito visa relatar os potenciais da Feira de Inovação das Ciências e Engenharias (FICIENCIAS) no fomento da pesquisa científica em região de fronteira. Desde 2012 acontece na cidade de Foz do Iguaçu, no Estado do Paraná (PR), a FICIENCIAS, a qual consiste em um espaço para o estímulo e divulgação do conhecimento científico produzido nas escolas, por estudantes e professores da Educação Básica do Brasil, Argentina e Paraguai. A proposta inicial emergiu na proposta de divulgação e socialização das produções científica nesse cenário, contudo, nas primeiras edições identificou-se, durante a avaliação dos trabalhos, dificuldades no estabelecimento dos problemas de pesquisa, de objetivos, de referenciais teóricos, e, em especial, de desconhecimento das metodologias de investigação científica. Assim, a Feira inclui ainda a oferta de um curso de formação continuada para os professores da Educação Básica, na modalidade de Educação à Distância, com ênfase na temática da iniciação científica. As atividades tem permitido instruir professores para ampliar o uso do método científico como meio de aprendizado; estimular a formação de jovens pesquisadores; ensinar a linguagem científica no ensino fundamental e médio; inserir o debate sobre inovação tecnológica e fomentar a criação de uma rede de estudo entre as instituições superiores e escolas localizadas na região de fronteira, fomentando também a internacionalização. A iniciativa contou com um número expressivo de participantes, mais de 1500 professores escritos, que puderam realizar o curso ao longo de seis meses, e ao longo das várias edições da FICIENCIA. O resultado inclui a participação intensa, dedicada e assídua dos professores, o diálogo e a aproximação entre “fronteiras”, proposição de novas metodologias no contexto da escola, considerando os diferentes aspectos culturais dos países envolvidos, e assim o fomento ao desenvolvimento de múltiplas possibilidade de realizar pesquisa científica, tendo como horizonte a fronteira e a escola.

Palavras-chave: Formação de professores. Iniciação científica.  Educação básica. Educação superior. Fronteira. Educação à distância.


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Referências


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