Mandala como ferramenta pedagógica na educação infantil

Lia Heberlê de Almeida Pastorio

Resumo


Este presente trabalho tem como objetivo apresentar a “mandala” (elemento étnico da cultura indígena), como forma de valorização desses sujeitos históricos e de sua construção social, buscando resgatar os significados dessa abordagem, de modo a utilizar desse elemento, como ferramenta pedagógica na Educação Infantil. Este texto tem como referência o projeto intitulado “Mandalas: aspectos culturais indígenas”, elaborado e executado nas turmas de Pré-Escola (Pré B) da Escola Municipal de Educação Infantil Nossa Senhora Menina, do município de São Gabriel/RS. Para isso, como organização metodológica, utilizou-se de três blocos no desenvolvimento da proposta: 1 – problematização da mandala, sua origem e significado; 2 – atividades em sala de aula / Trabalho de Campo em diferentes ambientes; e 3 – sistematização das informações produzidas. Este resgate da mandala como elemento cultural, busca envolver a construção de elementos da linguagem dentro de uma abordagem que privilegie a produção cultural, num tempo e num espaço, tendo como premissas a expressão, a apreciação e a criação. Assim, a mandala surge como ferramenta pedagógica, para o aproveitamento em atividades escolares, inserindo-a como meio de produção do conhecimento, principalmente a partir da obrigatoriedade da Educação Infantil, que transformou essa etapa da Educação Básica, espaço de socialização de saberes e lugar que assegure práticas de aprendizagem e desenvolvimento das crianças.


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Referências


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