O PROERD: Valorizando a qualidade de vida.

Bruna Pereira Araujo

Resumo


O mundo moderno sofre com diversas mudanças, a globalizaçao, a tecnologia e o capitalismo crescem desenfreadamente, mudando alguns padrões de vida e modificando nossa cultura. Com tantas mudanças surgem também muitos avanços e também muitos problemas, como uso excessivo de drogas, que torna-se uma grande epidemia social.
Na busca de minimizar os problemas com substâncias psicoativas, surgem muitas formas de prevençao, uma dessas formas é o programa educacional de resistencia as drogas e a violencia, que trata-se de um programa desenvolvido pelas policias militares em conjunto com escolas e comunidade. O PROERD busca levar a todas as crianças e adolescentes informaçoes sobre os malefícios das drogas, levando-os a perceber o quao importante é a vida e a dignidade da pessoa humana.
Assim, o presente artigo busca esclarecer o funcionamento do programa e divulgar o mesmo, para que mais pessoas o conheçam e possam agregar com o mesmo, tornando-se uma grande rede de prevençao e de valorizaçao a vida.


Texto completo:

PDF

Referências


BALESTRERI, R. B. Direitos Humanos: Coisa de Polícia. Passo Fundo: CAPEC, Paster Editora, 1998.

BRIGADA MILITAR, Estado do Rio Grande do Sul. Metodologia de ensino PROERD. Disponível em: . Acesso em: 08 ago. 2018

BRIGADA MILITAR, Estado do Rio Grande do Sul. Histórico do Programa PROERD. Disponível em: . Acesso em: 08 ago. 2018

BRIGADA MILITAR, Estado do Rio Grande do Sul. Programa PROERD. Disponível em: . Acesso em: 08 ago. 2018.

DELVAL, J. Manifesto por uma Escola Cidadã. Rio de Janeiro: Editora Papirus. 2006

GIORDANI, E. M. Uma nova pedagogia para a sociedade futura: princípios práticos.

Fundação Antonio Meneghetti. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária,

KALINA, E.; Kovadloff, S.; Roig, P. M.; Serran, J. C.; Cesarman, F. (1999). Drogadição hoje: indivíduo, família e sociedade. Porto Alegre: Artes Médicas.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2. ed. São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO, 2000.

PEROVANO, D. G. Concepções dos instrutores do programa educacional de resistência às drogas e à violência sobre a sua formação. 2006. 206f. Dissertação de Pós-Graduação. Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2006.

PIMENTA, S. G. Saberes pedagógicos e atividade docente. 4. ed. São Paulo: Cortez. 2005.

SARMENTO, D. A Dimensão objetiva dos direitos fundamentais: fragmentos de uma teoria. In: Sampaio, José Adércio Leite (coord.) Jurisdição Constitucional e Direitos Fundamentais. Belo Horizonte, Ed.Del Rey, Ano 2003, págs. 251 á 314 - Nota do Coordenador do Curso: “Os delitos de posse sexual mediante fraude e atentado ao pudor mediante fraude, aos quais se refere o autor do texto na página 18, foram posteriormente revogados pela Lei n° 12.015, de 17 de agosto de 2009”. Material da 1ª aula da Disciplina Direitos Humanos e Direitos Fundamentais, ministrada no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu TeleVirtual em Direito Constitucional – Anhanguera - UNIDERP | REDE LFG.


Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos



Direitos autorais 2018 Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura

URL da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/