Motivação no trabalho realizado por professores na escola: refletindo sobre a gestão pedagógica

Alessandra Matilde Diehl, Taíse Cezar Tadielo

Resumo


O presente trabalho teve como objetivo, estudar a importância da motivação, com relação às pessoas organizadas coletivamente para a realização do trabalho pedagógico, destacando seu papel neste meio. Pensando assim, na possibilidade de potencializar qualquer sujeito da comunidade escolar, que esteja empenhado em contribuir com processo educacional. Participaram desta pesquisa sete professores, da rede municipal de ensino de um município da região central do estado do Rio Grande do Sul. Para coleta de dados foi utilizado um questionário com perguntas afins, administrado neste grupo docente, bem como diálogo com os mesmos. Após análise, percebeu-se o quanto é importante a coesão dentro da equipe pedagógica assim como ter neste meio, a motivação entre os envolvidos. Além desta observação, a postura e envolvimento do gestor também foi outro fator observado, tendo como propósito, verificar como ocorre a questão da gestão democrática nesta instituição.

 

 


Texto completo:

PDF

Referências


BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70 LTDA, 2007.

BAUER, M.; GASKELL, G.; ALLUM, N. do. Qualidade, quantidade e interesses conhecimento – evitando confusões. In: BAUER, M.; GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

BORDIGNON, G.; GRACINDO, R. V. Gestão da Educação: o município e a escola. In: FERREIRA, N. S. C.; AGUIAR, M. A. da S. (Orgs.). Gestão da Educação: impasses, perspectivas e compromissos. São Paulo: Cortez, 2000. p.147-176.

COZBY, P. Métodos de pesquisa em ciências do comportamento. São Paulo: Atlas, 2003.

DAVIS, C.; Vieira, S. V. (Org.). Gestão da escola: desafios a enfrentar. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

DEJOURS, C.; ABDOUCHELI, E.; JAYET, C. Psicodinâmica do Trabalho: contribuições da Escola Dejouriana à análise da relação prazer, sofrimento e trabalho. São Paulo: Atlas, 1994.

FERREIRA, P. I. Clima Organizacional e Qualidade de Vida no Trabalho. Rio de Janeiro: LTC, 2013.

FERREIRA, L. S. Gestão do pedagógico: de qual pedagógico se fala? Currículo sem Fronteiras, v.8, n.2, p. 176-189, Jul./Dez. 2008.

FERREIRA, L. S. Trabalho pedagógico na escola: sujeitos, tempo e conhecimentos. Curitiba: CRV, 2017.

FERREIRA, N. S. C. (Org.). Gestão democrática da educação: atuais tendências, novos desafios. São Paulo: Cortez, 2000.

GADOTTI, M. Pedagogia da Práxis. São Paulo: Cortez, 2000.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2007.

GIL, A. C. Gestão de pessoas: enfoque nos papeis profissionais. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

KEITH, D.; NEWSTROM, J.W. Comportamento Humano no Trabalho: uma abordagem

psicológica. São Paulo: Pioneira, 1992.

LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e pedagogos, para quê? São Paulo: Cortez, 2007.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2000.

TACHIZAWA, T.; FERREIRA, V. C. P.; FORTUNA, A. M. Gestão com pessoas: uma abordagem aplicada às estratégias de negócios. 5. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.


Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura

URL da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/