Projeto Intersetorial de ações para pessoas com autismo sob a ótica da Ontopsicologia

Soila Maria Ferreira Schroder, Elsa Maria Schirmann Gass, Paula Vicentina Ferreira Machado

Resumo


A Administração Municipal, sensibilizada com o apelo das famílias das pessoas autistas em obter atendimentos específicos para o desenvolvimento de seus filhos, estruturou junto com as secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social formas de viabilizar que os atendimentos nas áreas de educação especial, fonoaudiologia, psicologia e oficinas terapêuticas fossem promovidas para o público alvo deste projeto que são crianças com suspeita ou diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista – TEA, matriculadas nas escolas. A demanda expressiva deste público gerou preocupação dos gestores, no sentido de contribuir para a formação e desenvolvimento desses sujeitos, tornando-se imprescindível ofertar atendimentos para estes casos. O Centro de Atendimento ao Autista Daniela Neves Righi foi criado através da Lei Municipal 3.718/2017, com a parceria das Secretarias da Educação, Saúde e Assistência Social que, numa ação conjunta, destinaram horas de trabalho dos profissionais para a realização dos atendimentos. O objetivo de criar o Centro de Atendimento para o apoio às famílias e promover o desenvolvimento das crianças com TEA, numa visão Ontopiscológica onde o aspecto humano prevaleça nesses contatos e interações, fazendo com que essas famílias se reconheçam e estejam fortalecidas para atender as necessidades geradas pelo TEA. As famílias sentem-se amparadas, no sentido de ter um local para buscar apoio na educação e inclusão de seus filhos na escola e na sociedade. O critério ético do humano para Meneghetti(2003) é a identidade, utilitarismo e funcionalidade, desta forma acreditamos que atuar de acordo com esse critério podemos perceber resultados no trabalho desenvolvido com este público alvo.


Texto completo:

PDF

Referências


ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ONTOPSICOLOGIA. Uma nova Pedagogia para a sociedade futura: princípios práticos. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária. 2014.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ONTOPSICOLOGIA. Cultura & Educação: uma nova pedagogia para a sociedade. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária. 2015.

CÓSSIO, Rita de Cássia. Interculturalidade Com O Universo Autista (Síndrome De Asperger) E O Estranhamento Docente. Porto Alegre. 2006.

BRASIL. Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012. Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista; e altera o § 3º do art. 98 da Lei no 8.112, de 11 de dezembro de 1990.

GAUDENER, E. Christian. Autismo e outros atrasos do desenvolvimento: guia prático para os pais e profissionais. Rio de Janeiro: Revinter; 1997.

MENEGHETTI, A. Pedagogia Ontopsicológica. 2. ed. Recanto Maestro: Ontopsicologica Editrice, 2005.

SILVA, Ana Beatriz Barbosa. Mundo Singular: entenda o autismo. Fontanar. 2012.


Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura

URL da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/