A percepção do docente acerca das competências socioemocionais do sujeito criança a partir da metodologia Impare Educação

Jacieli Vedovato Dalla Nora, Ângelo Accorsi, Fátima Osmari Burin, Tatiane Isaia, Glauber Benetti Carvalho

Resumo


A globalização e a revolução tecnológica têm causado um enorme impacto em todos os setores de nossa sociedade, criando um novo padrão de conhecimento. Assim, as mudanças ocorridas a partir desse novo cenário fizeram surgir muitas pressões sobre a escola e sobre os profissionais que nela atuam, e, consequentemente, para o direcionamento das políticas educacionais. Em particular destaca-se neste contexto de mudanças a necessidade do desenvolvimento de propostas pedagógicas alinhadas com os desafios da educação do século 21 e com a formação integral da pessoa. Dessa forma, o presente trabalho busca analisar a percepção do docente acerca das competências socioemocionais do sujeito criança a partir da metodologia Impare Educação. Foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa e de caráter exploratório junto a docentes da educação básica oriundos de redes de ensino públicas de municípios do Estado de São Paulo, os quais utilizam a metodologia da Impare Educação há 12 meses, tendo recebido formação presencial e a distância, além de material pedagógico. Participaram da pesquisa 04 docentes, sendo todos do sexo feminino. Os dados foram coletados por meio de roteiro semiestruturado composto de quatro questões. Os resultados apontam que os docentes perceberam que o desenvolvimento das competências são fundamentais para o desenvolvimento integral do ser pessoa.


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