Ludicidade e prática docente: impactos da metodologia Impare na educação infantil

Fátima Osmari Burin, Ângelo Accorsi Moreira, Jaciele Dalla Nora, Tatiane Peixoto Isaia, Glauber Benetti Carvalho

Resumo


Este trabalho tem como objetivo geral investigar os impactos da metodologia Impare Educação na prática docente na educação infantil. Para isso, discutimos a importância do lúdico na educação infantil entendido como uma atividade de introjeção do real e de individuação de si diante de si mesmo e do mundo externo. Posteriormente abordaremos a metodologia Impare como uma estratégia lúdica no desenvolvimento da infância, promovendo o desenvolvimento integral e o protagonismo responsável. A Impare Educação atua nos municípios dos estados do RS e SP através de sua metodologia de desenvolvimento de competências por meio da Educação Musical. Sua abordagem metodológica e conceitual está fundamentada na educação integral e no desenvolvimento de competências. Os resultados obtidos evidenciam a relevância da metodologia Impare Educação para o fazer docente, enquanto auxiliadora no processo de formação de crianças autônomas e protagonistas, bem como as atividades lúdicas estruturadas propostas pela Metodologia, posicionam-se como relevante elemento de qualificação da prática docente.

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