Projeto Oikos: hortas e a humanização de patios escolares na Quarta Colônia - RS

Ricardo Henrique Klüsener

Resumo


A educação ambiental e sua capacidade multidisciplinar se torna uma ferramenta fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e humana. Partindo desta proposição o Projeto Oikos, realizado pela Fundação Antônio Meneghetti, vem desenvolvendo um trabalho de destaque na transformação dos ambientes escolares na região da Quarta Colônia, região central do Rio Grande do Sul. Norteado pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentavel (ODS’s), propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), o projeto encontra-se inserido nos ideais globais de construção de sociedades sustentáveis. Nesta pesquisa buscou-se destacar a transformação realizadas nos pátios escolares através da parceria entre comunidade escolar, instituições e alunos. As hortas escolares criam uma nova sala de aula, local de trocas de saberes e valores, onde o protagonismo dos educandos é o “motor” da transformação. Este processo passa por um planejamento estratégico no qual se leva em consideração o contexto ao qual o educandário está inserido, e a realidade de seus educandos. As etapas deste processe são: primeiro contato através do diálogo e da leitura da paisagem, planejamento das aulas e dos materiais necessários, aplicação das atividades e avaliação dos envolvidos. Como resultado destas ações, são apresentadas experiências de cinco escolas da região, onde cada uma traz suas peculiaridades. São estas: E.M.E.F. Santo Antônio, Alberto Pasqualini e Santos Dumont, do município de Agudo; E.M.E.F. Manuel Albino de Carvalho, de Restinga Seca; e E.M.E.F. Antonio Luiz Barchet, de Dona Francisca. Considerando estes resultados percebe-se a relevância do projeto na humanização dos espaços escolares, bem como da sua capacidade de instigar os alunos a perceber e transformar suas realidades.


Texto completo:

PDF

Referências


GONÇALVES, S.R.; LEMES, S.A.; ARAGÃO, V.C. Bebês e a interação com o meio natural In: PEIXE, D.C.S.; NEIVERTH, T. (orgs.) Creches Catarinenses: experiências de formação e práticas pedagógicas. Florianópolis: UFSC-CED-NUP. 2014, p. 227-242

MENEGHETTI, A. Pedagogia Ontopsicológica. 3.ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2014.

MENEGHETTI, A. Projeto Terra. 1.ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2017.

RINALDI, C. O Ambiente da Infância In: CEPPI, G.; ZINI, M. (orgs.) Crianças, espaços, relações: como projetar ambientes para a educação infantil. Porto Alegre: Penso, 2013, p. 122- 128.

VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1998.


Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura

URL da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/