Direito penal e gamificação

Felipe da Veiga Dias, Tássia Aparecida Gervasoni

Resumo


A atividade proposta adota o formato de game ou jogo em competição como forma de aprendizagem ativa. O conteúdo compreende duas leis criminais, cujo estudo é protagonizado pelos estudantes, já que toda a dinâmica da atividade é desenvolvida por ações das equipes em que se dividem os alunos. A função do professor é subsidiária, amparando em caso de dúvidas ou divergências, já que tanto as explanações teóricas, a formulação dos problemas e das soluções são elaboradas pelos estudantes. O jogo é organizado em três rodadas de explicações, perguntas e respostas, existindo entre cada fase algumas outras atividades, as quais envolvem algum esforço físico ou disponibilidade para “prendas”. Nessas rodadas extras entre as perguntas, deixa-se claro que os grupos não são obrigados a realizar quaisquer das atividades, mas aqueles que fizerem terão pontuação extra anotada. Ao final o grupo vencedor recebe uma premiação, usualmente livros ou alguma espécie de confraternização. Os resultados dessa prática ao longo dos últimos dois anos são bastante positivos, pois há um empenho da grande maioria em “vencer” a atividade, mas em uma competição permeada pela diversão no processo de aprendizagem, já que as rodadas extras costumam descontrair mesmo os mais tímidos. Por fim, constata-se um alto grau de acerto nas questões formuladas posteriormente em avaliações formais sobre essa parte da disciplina.


Texto completo:

PDF

Referências


BUSARELLO, Raul Inácio; ULBRICHT, Vania Ribas; FADEL, Luciane Maria. A gamificação e a sistemática de jogo: conceitos sobre a gamificação como recurso motivacional. In: FADEL, Luciane Maria; ULBRICHT, Vania Ribas; BATISTA, Claudia Regina; VANZIN, Tarcísio (Org.). Gamificação na educação. São Paulo: Pimenta Cultural, 2014.

SILVA, Andreza Regina Lopes da; SARTORI, Viviane; CATAPAN, Araci Hack. Gamificação: uma proposta de engajamento na educação corporativa. In: FADEL, Luciane Maria; ULBRICHT, Vania Ribas; BATISTA, Claudia Regina; VANZIN, Tarcísio (Org.). Gamificação na educação. São Paulo: Pimenta Cultural, 2014.


Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura

URL da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/