Mídias digitais e contexto educacional: tornando o fazer pedagógico protagonista.

Ana Dionara Binotto Manfio

Resumo


O presente artigo, é resultado do desenvolvimento de um projeto, utilizando as mídias digitais no fazer pedagógico e na construção do protagonismo jovem responsável. O projeto foi desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental Padre João Zanella, e contempla alunos dos anos iniciais e finais do ensino fundamental. A rádio foi a mídia escolhida para perpassar o fazer pedagógico dos professores de todas as áreas do conhecimento. Dessa forma, foi possível explorar as múltiplas habilidades dos discentes, bem como proporcionar aos mesmos a formação e o fortalecimento  de um caráter protagonista social responsável, frente as demandas sociais que se apresentam. Desse modo, com a utilização de mídias digitais nas escolas é possível, formar alunos não só aptos a ler e escrever, mas também a participar, decidir e promover práticas coletivas de interação e protagonismo. Assim, é importante ratificar que, trabalhar comunicação aliada a educação é uma forma interessante e muito perspicaz de preparar futuros leitores de mídias digitais, formando assim,  cidadãos críticos e capazes de se posicionar e atuar de forma ativa na realidade social em que se inserem.


Texto completo:

PDF

Referências


KALINKE, Marco Aurélio. Para não ser um professor do século passado. Curitiba: Gráfica Expoente, 1999.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 2005.

JONASSEN, D. (1996), "Using Mindtools to Develop Critical Thinking and Foster Collaborationin Schools-Columbus

LIMA, Venício Artur de. Comunicação e Cultura: as ideias de Paulo Freire. 2ª ed. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2011.

PERUZZO, Cicilia Maria Krohling. Observação participante e pesquisa-ação. In: DUARTE, Jorge; BARROS, Antonio (org.). Métodos e técnicas de pesquisa em Comunicação. São Paulo: Atlas, 2005.

PINHEIRO, Rose Mara. Desafios epistemológicos do campo da Educomunicação: uma análise comparativa da contribuição de Braga, Huergo e Soares. Anais. XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Fortaleza, CE - 3 a 7/9/2012.

Portal MEC. Disponível em: . Acesso em: 17 de jul.2013

MORAN, José M. Leitura dos meios de comunicação. São Paulo, Pancast, 1993.

SOARES, Ismar de Oliveira. Gestão comunicativa e educação: caminhos da Educomunicação. Comunicação & Educação. São Paulo ECA/USP-Ed. Segmento, Ano VIII, Jan/abr.2002, nº 23.

____________.Educomunicação: o conceito, o profissional, a aplicação. São Paulo:


Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura

URL da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/