A responsabilidade do político como pedagogo na sociedade

Estela Maris Giordani

Resumo


Neste artigo reflexivo, expõe-se os elementos principais para desenvolver no campo da política ações que levem o ser humano viver em sociedade fazendo a sua evolução e qual é a função insubstituível do político para propiciar que isto aconteça. No texto parte-se dos conceitos elementares de pedagogia e política, suas correlações e como pode o político exercer a sua função educativa no contexto das relações sociais. E, por fim, no terceiro momento, delineia-se a perspectiva de como o político pode exercer seu papel como pedagogo social em diversos contextos e esferas de atuação. Percebemos com este texto a necessidade de levar à esfera política o sentido da Pedagogia Ontopsicológica desenvolvida por Meneghetti (2014). Com essa visão, podemos vislumbrar não apenas novas esferas de atuação do político e do pedagogo, mas sobretudo, propiciar uma real evolução humana a partir desta dimensão importante que é a política e o viver em sociedade.


Texto completo:

PDF

Referências


MENEGHETTI, A. Pedagogia Ontopsicológica. 3.ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2014.

MENEGHETTI, Antonio. Sistema e personalità. Roma (IT): Psicologica Editrice, 2002.

MENEGHETTI, Antonio. La crisi delle democrazie contemporânea. Roma (IT): Psicologia Editrice, 2006.

MENEGHETTI, Antonio. O Em Si do homem. Recanto Maestro (RS): OntoEd., 2004.

MENEGHETTI, Antonio. Fenomenologia sociale e razionalità ontopsicologica: rifundazione critica dele scienze social. In: Psicologia, Filosofia e Sociedade: imagini e scriti di un pensiero. Roma (IT): Psicologia Editrice, 2009. p. 220-225.

VIDOR, A. A fase pre-natal e a responsabilidade da vida. In.: Uma nova pedagogia para a sociedade futura: princípios práticos / Fundação Antonio Meneghetti – Recanto Maestro, RS: Ontopsicológica Editora Universitária, 2014. p. 7-13. Disponível em http://www.ontopsicologia.org.br/_arquivos/livreto_uma_nova_pedagogia_web.pdf Acesso em 19/07/2018.


Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura

URL da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/