Evasão escolar: outros caminhos possíveis

Elis Angela Botton

Resumo


A evasão escolar é uma preocupação de todas as instituições de ensino e não tem sido diferente para o Instituto Federal Farroupilha Campus Frederico Westphalen, que no ano de 2017 implementou o Projeto Vida que tem por objetivo minimizar a evasão escolar auxiliando os estudantes em dificuldades de aprendizagem a partir de oficinas pedagógica e da elaboração do Projeto de Vida. A primeira ação almejou o autoconhecimento dos estudantes, suas potencialidades, suas fragilidades e a construção de objetivos de vida, projetando seu futuro da forma mais próxima daquilo que se quer conquistar. As dinâmicas desenvolvidas durante as oficinas pedagógicas deixaram claro a grande preocupação dos estudantes com relação a sua formação escolar, em seguida com o desenvolvimento das suas qualidades pessoais e com sua vida social. Todos os objetivos apresentados, pelos estudantes, como um projeto de vida, vêm acompanhados de preocupação, angústia, ansiedade e desorientação nas ações, tanto da vida pessoal como social. Neste sentido, o projeto ocupa uma lacuna na formação dos estudantes, que se situa entre a compreensão dos conhecimentos científicos e como esses irão impactar na sua vida, oportunizando um espaço de reflexão da sua trajetória escolar e pessoal com vistas ao planejamento das metas e ações para seu projeto de vida.



Texto completo:

PDF

Referências


MENEGHETTI, A. Pedagogia Ontopsicológica. 3.ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2014.

ANASTASIOU, L. G. C; ALVES, L. P. Estratégias de ensinagem. Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula, v. 3, p. 67-100, 2004.

QUEIROZ, L. D. Um estudo sobre a evasão escolar: para se pensar na inclusão escolar. 2010. Disponível em: . Acesso em: 03. jun. 2017.

MORAN, J. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. 2013. Disponível em:< www2.eca.usp.br/moran>. Acesso em: 03. jun. 2017.

Plano de Desenvolvimento Institucional. Instituto Federal Farroupilha 2014.

THIOLLENT, Michel. Pesquisa-ação nas organizações. São Paulo: Atlas, 1997.


Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura

URL da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/