A efetividade do direito à educação como promoção do protagonismo do educando frente aos desafios do século XXI

Priscila Valduga Dinarte, Roberta de Oliveira Sutel, Débora da Silva Doarte

Resumo


O direito à educação é um direito humano e fundamental e como tal, deve ser efetivado com qualidade. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo analisar boas práticas de implementação desse direito. Nesse sentido, questionam-se quais são as boas práticas, no que concerne ao implemento do direito à educação, que devem ser observadas no Brasil? Para responder tal pergunta, como método de abordagem será utilizado o dedutivo, considerando a abordagem descendente presente no artigo e como método de procedimento aplicar-se-á o monográfico quando da análise de boas práticas no implemento do direito à educação no Brasil. Por fim, conclui-se que o estado do Ceará apresenta um bom modelo de implementação do direito à educação que se baseia nos eixos de capacitação, bonificação e avaliação.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988

_____. Ministério da Educação e Cultura/INEP. O Censo Escolar 2017. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira: Brasília-DF, 2018.

CODES, et. al. Lições de Experiências Exitosas para Melhorar a Educação em Regiões com Baixos Índices de Desenvolvimento. IPEA: Instituto de pesquisa econômica aplicada. Disponível em: . Acesso em: 15 ago. 2018.

FREITAS, Juarez. Sustentabilidade: direito ao futuro. 2 ed. Belo Horizonte: Forum, 2012.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Síntese de indicadores sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira. IBGE 2017. Disponível em: . Acesso em: 17 ago. 2018.

RANIERI, Nina Betatriz. A Cátedra UNESCO de Direito à Educação da Faculdade de Direito: Democracia, cidadania e direito à educação. São Paulo: Revista da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, 2013.

_____. Apresentação. In:_____. Direito à educação: aspectos constitucionais. São Paulo: Edusp, 2009.


Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura

URL da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/