A (auto)narrativa como instrumento de (auto)formação para o trabalho docente dentro do Colégio Tiradentes da Brigada Militar de Santa Maria
Resumo
Texto completo:
PDFReferências
BASTOS, Maria Helena Câmara Bastos. Memórias de professoras: reflexão sobre uma proposta; In: CUNHA, Maria Teresa Santos; MIGNOT, Ana Chrystina Santos. Práticas de memória docente. São Paulo: Cortez, 2003. (Coleção cultura, memória e currículo, v. 3).
CATANI, Denice Barbara. A autobiografia como saber e a educação como invenção de si. In: SOUZA, Elizeu Clementino de; ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (Orgs.). Tempos, narrativas e ficções: a invenção de si. Porto Alegre: EDIPUCRS; Salvador: EDUNEB, 2006. p. 77-87.
DOMINICÉ. Pierre. O processo de formação e alguns dos seus componentes relacionais. In: NÓVOA, Antônio. FINGER, Mattias. O método (auto)biográfico e a formação. 2. ed. Natal, RN: EDUFRN,2014.
HALBWACHS, Maurice. A Memória Coletiva. Tradução de Beatriz Sidou. 2ª ed. São Paulo: Ed. Centauro, 2013.
JOSSO. Marie-Chirstine. Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortez, 2010. ORLANDI, Eni P. Análise de discurso: perspectivas e procedimentos. Campinas, São Paulo, Pontes, 2003.
PINEAU, Gaston. A autoformação no decurso da vida. In: NÓVOA, Antônio. FINGER, Mattias. O método (auto)biográfico e a formação. 2. ed. Natal, RN: EDUFRN,2014.
RICOUER, Paul. O si mesmo como um outro. Campinas: Papirus,1991
SAVELI. Esméria de Lourdes. Narrativas autobiográficas de professores: um caminho para a compreensão do processo de formação. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 1, n. 1, p. 94-105, jan./jun. 2006
Métricas do artigo
Metrics powered by PLOS ALM
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2018 Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura
URL da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/