A (auto)narrativa como instrumento de (auto)formação para o trabalho docente dentro do Colégio Tiradentes da Brigada Militar de Santa Maria

Tatiana Teixeira dos Santos

Resumo


Este artigo é resultado de uma dissertação de mestrado realizado em 2018, é o objetivo desse estudo foi identificar como as experiências (auto)formativas contribuem no trabalho docente dentro do Colégio Tiradentes da Brigada Militar de Santa Maria.  Os sujeitos participantes da pesquisa foram sete educadoras do Colégio Tiradentes da Brigada Militar de Santa Maria, com idade entre 25 a 54 anos. Os instrumentos de coleta de dados, foram utilizados:  memoriais com ênfase nas (auto)narrativas, observações, diário de campo e entrevistas semiestruturadas.

Texto completo:

PDF

Referências


BASTOS, Maria Helena Câmara Bastos. Memórias de professoras: reflexão sobre uma proposta; In: CUNHA, Maria Teresa Santos; MIGNOT, Ana Chrystina Santos. Práticas de memória docente. São Paulo: Cortez, 2003. (Coleção cultura, memória e currículo, v. 3).

CATANI, Denice Barbara. A autobiografia como saber e a educação como invenção de si. In: SOUZA, Elizeu Clementino de; ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (Orgs.). Tempos, narrativas e ficções: a invenção de si. Porto Alegre: EDIPUCRS; Salvador: EDUNEB, 2006. p. 77-87.

DOMINICÉ. Pierre. O processo de formação e alguns dos seus componentes relacionais. In: NÓVOA, Antônio. FINGER, Mattias. O método (auto)biográfico e a formação. 2. ed. Natal, RN: EDUFRN,2014.

HALBWACHS, Maurice. A Memória Coletiva. Tradução de Beatriz Sidou. 2ª ed. São Paulo: Ed. Centauro, 2013.

JOSSO. Marie-Chirstine. Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortez, 2010. ORLANDI, Eni P. Análise de discurso: perspectivas e procedimentos. Campinas, São Paulo, Pontes, 2003.

PINEAU, Gaston. A autoformação no decurso da vida. In: NÓVOA, Antônio. FINGER, Mattias. O método (auto)biográfico e a formação. 2. ed. Natal, RN: EDUFRN,2014.

RICOUER, Paul. O si mesmo como um outro. Campinas: Papirus,1991

SAVELI. Esméria de Lourdes. Narrativas autobiográficas de professores: um caminho para a compreensão do processo de formação. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 1, n. 1, p. 94-105, jan./jun. 2006


Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura

URL da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/