Mundo Feminino: o desafio de viver para ser o próprio valor.

Liliane de Araujo Mancebo

Resumo


O ponto de partida para esse texto é pensar no valor humano apresentado no Humanismo Histórico e na importância de ser a si mesmo em modo pleno, atendo-se a um estudo em particular, num ponto no qual se possa abordar o valor humano como primordial para a inteligência feminina e o protagonismo da mulher na sociedade de hoje e futura. O desenvolvimento do tema tem como objetivo geral contemplar questões para a ideia de “viver para ser o próprio valor” como visão de reimpostação dos princípios do Humanismo Histórico na direção do Humanismo Perene a partir da abordagem científica da Ontopsicologia, pois encontramos nos argumentos do Humanismo um caminho interessante para o assunto. O objetivo específico engloba uma reflexão para detalhar aspectos do mundo feminino e as perspectivas de avanços a nível social da atuação da mulher na contemporaneidade. A justificativa é que, ao gerar considerações sobre o tema, se abram horizontes que possibilitem perceber uma nova postura da mulher já em voga. O  primeiro livro de referência é especialmente útil a esse assunto: “Do Humanismo Histórico ao Humanismo Perene” define os elementos-base fundamentais do humanismo.  E complementar a este, o livro “Em busca da alma”, ambos escritos por Antônio Meneghetti. O foco principal, portanto, é o que é o ser humano, porque cada um de nós é, acima de tudo, parte da grande vida, independentemente de ter nascido em modo masculino ou feminino. Porém, devido a barreiras ainda a serem derrubadas para o viver autêntico feminino, a intenção é refletir sobre esse universo, ampliando os horizontes da visão do que pode ser o protagonismo da mulher, com sua inteligência particular criativa e impulsionadora para grandes projetos. Através da análise final, o resultado previsto é o de evidenciar possíveis rumos para a ação da mulher no âmbito pessoal e social.

         

Palavras-Chaves: mundo feminino; protagonismo da mulher; mulher e sociedade; inteligência feminina; humanismo.


Texto completo:

PDF

Referências


DURANT, Will. História da Civilização. São Paulo: Cia Editora Nacional, 1957.

MAGALHÃES, Suzana Paula de Oliveira. A condição feminina no Renascimento. Dissertação de Mestrado. Lisboa: Universidade Aberta, 2009, 176 p. Acesso em 27/05/2017.https://repositorioaberto. uab.pt/bitstream/10400.2/1374/1/Disserta%C3%A7%C3%A3o%20de%20Mestrado%20Susana%20Oliveira.pdf

MENEGHETTI, Antônio. Do Humanismo Histórico ao Humanismo Perene. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2014.

_________. A mulher do terceiro milênio. Porto Alegre: Psicologica Editrice do Brasil, 1999.

_________. Seis mulheres e a Imaculada Conceição. Recanto Maestro: Editora Universitária, 2013.

_________. Dicionário de Ontopsicologia. Recanto Maestro: Editora Universitária, 2012.

_________. Em Busca da Alma. Recanto Maestro: Ontopsicologica Editrice, 2006.

_________. Pedagogia Ontopsicológica. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2014.

SCHUCH, Maria Alice. MULHER Aonde vais? Convém? Porto Alegre: Ed. Do Autor, 2013.


Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura

URL da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/