A formação (integral) do jurista: os paradigmas existem para serem defendidos ou desafiados?

Angela Araujo da Silveira Espindola

Resumo


O presente ensaio reflete sobre a formação do jurista, admitindo haver uma crise no ensino jurídico, decorrente da reprodução de modelos de pensamento dos séculos anteriores, provocando um profundo hiato entre o ensino e a prática jurídica, fruto do senso comum teórico do jurista, que obstaculiza o protagonismo responsável e suas dimensões. Sem apresentar resultados absolutos ou inquestionáveis, a reflexão - que é muito mais um convite à reflexão - pretende abrir espaço para que se possa pensar (quiça aplicar) uma formação integral do jurista, nos moldes propostos pela ontopsicologia, culminando com juristas protagonistas e responsáveis por sua formação.

 


Texto completo:

PDF

Referências


ECO, Umberto. A falibilidade da ciência. UOL Notícias. Disponível em: . Acesso em 18 ago. 2018.

IZQUIERDO, Ivan. Releituras do óbvio. São Leopoldo: Ed. Unisinos, 2006.

MENEGHETTI, A. Humanismo e Ontopsicologia. In: Saber Humano, Edição Especial AMF, set., 2011, ano 1, p. 28-35.

SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia: teorias da educação, curva da vara, onze teses sobre educação e política. 32. ed. Campinas, SP: Autores associados, 1999 – Coleção polêmicas do nosso tempo; v. 5)

SCHAEFER, Ricardo. Formação integral para o protagonismo responsável: as dimensões da formação do jovem no Recanto Maestro. In: Saber humano. [S.l.], v. 7, n. 10, p. 32-52, ago.2017. ISSN 2446-6298. Disponível em:

WARAT, Luis Alberto. O monastério dos sábios: o sentido comum teórico dos juristas. In:_______. Introdução geral ao direito: a epistemologia jurídica da modernidade. Porto Alegre: SAFE, 2002.

ZIZEK, Slavoj; DALY, Glyn. Arriscar o impossível: conversar com Zizek. São Paulo: Martins Fontes, 2004.


Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura

URL da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/