Jovens no mundo: atividades de formação internacional do bacharelado em ontopsicologia da Faculdade Antonio Meneghetti

Patrícia Wazlawick

Resumo


Este trabalho relata, apresenta e discute a respeito da realização de atividades de formação internacional do Bacharelado em Ontopsicologia da Faculdade Antonio Meneghetti, a partir do ano de 2015 e com atividades realizadas ao longo dos alunos de 2016, 2017 e 2018. Na fundamentação teórica principal abordada, este trabalho destaca os aspectos da formação de jovens no Centro Internacional de Arte e Cultura Humanista Recanto Maestro e na AMF, com ênfase para a dimensão da internacionalidade. Nestas atividades temos a participação de jovens estudantes que, até ingressarem na faculdade e no Curso ainda não tinham viajado para fora do entorno de suas cidades e do estado do Rio Grande do Sul, e a partir de então vão para o mundo. Por meio de uma pesquisa teórico-bibliográfica e de uma pesquisa qualitativa exploratória com o uso de entrevista individual escrita e posterior análise de conteúdo, destaca as práticas de congressos e fóruns internacionais, a presença de professores/docentes internacionais no Curso e a realização da Semana Acadêmica Internacional do Curso de Bacharelado em Ontopsicologia, em junho de 2018, na Itália, para, então, verificar os resultados de formação internacional dos estudantes.

Palavras-chave: Bacharelado em Ontopsicologia; internacionalização; formação internacional; jovens; Faculdade Antonio Meneghetti.


Texto completo:

PDF

Referências


Declaração Mundial sobre Educação Superior no Século XXI: Visão e Ação, produzida a partir da Conferência Mundial sobre Educação Superior, na UNESCO em Paris, dia 9 de outubro de 1998.

Conferência Mundial sobre Ensino Superior 2009, As Novas Dinâmicas do Ensino Superior e Pesquisas para a Mudança e o Desenvolvimento Social, realizada na UNESCO em Paris, de 5 a 8 de julho de 2009.

FÁVERO, M. de L. de A. A Universidade, espaço de pesquisa e criação do saber. Educação e Filosofia, v. 13, n. 25, p. 249-259, jan./jun., 1999.

MENEGHETTI, A. OntoArte: o Em Si da arte. Florianópolis: Ontopsicologica Editrice, 2003.

MENEGHETTI, A. Manual de Ontopsicologia. 4. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2010.

MENEGHETTI, A. Os diferenciais da AMF (gravação em áudio). Calipso, 2012. Acervo Audiovisual Fundação Antonio Meneghetti. Acesso em 18/04/17.

MENEGHETTI, A. Os 21 pontos do empresário. p. 431-468. In: MENEGHETTI, A. Psicologia empresarial. São Paulo: FOIL, 2013.

MENEGHETTI, A. Depoimento sobre o Brasil e a Cultura Humanista In: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ONTOPSICOLOGIA. Antonio Meneghetti: Maestro para a cultura humanista brasileira. Recanto Maestro: ABO, 2014.

WAZLAWICK, P.; SCHAEFER, R.; VOLKOVA, O.; DMITRIEVA, V.; VEREITNOVA, T.; MIKHALIUK, O. e VOLKOVA, I. O ambiente formativo do Centro Internacional de Arte e Cultura Humanista Recanto Maestro. Saber Humano-Revista Científica da Faculdade Antonio Meneghetti, v. 6, n. 9, p. 38-59, jul./dez., 2016.

SCHAEFER, R. Formação integral para o protagonismo responsável: as dimensões da formação do jovem no Recanto Maestro. Saber Humano – Revista Científica da Faculdade Antonio Meneghetti, v. 7, n. 10, p. 32-52, jul./dez., 2017.

SCHAEFER, R. et al. (Orgs.). Identidade Jovem: a formação humanista de jovens como garantia de sustentabilidade, identidade e protagonismo civil. PRONAC nº 098244/Associação Brasileira de Ontopsicologia. Recanto Maestro: Associação Brasileira de Ontopsicologia, 2011.


Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura

URL da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/